02/11/2020 às 08h59min - Atualizada em 02/11/2020 às 08h59min

Paulinho Enfermeiro, com 67,77% das intenções de votos em São Gonçalo do Gurgueia, é o único candidato com registro confirmado na Justiça Eleitoral

Portal Corrente
Foto: reprodução Facebook
O candidato a reeleição do município de São Gonçalo do Gurgueia, Paulinho Enfermeiro, é o único candidato à majoritária com o registro de candidatura confirmado pela Justiça Eleitoral no município. Ele concorre novamente ao cargo de prefeito, com grande aceitação do eleitorado, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Census.

Já candidato de oposição, Anderson Luiz Alves dos Santos Figueiredo, o Decym, ainda não teve a sua registrada pela Justiça Eleitoral. Contra ele, há um pedido de impugnação do registro de candidatura pelo Ministério Público Eleitoral. Segundo o parecer publicado no dia 30 de setembro, o então gestor, que ocupou o cargo de prefeito entre os anos de 2013 à 2016, cometeu faltas graves que, em tese, configuram ato doloso de improbidade administrativa. Ele teve as suas contas de gestão de 2016 julgadas irregulares por unanimidade pelos conselhieiros do Tribunal de Contas (TCE/PI) em março de 2019.

Segundo o entendimento do MPE, o requerido se encontra com restrição ao seu direito de elegibilidade, porquanto se enquadra na hipótese prevista no art. 1º, I, g, da LC nº 64/1990, com redação dada pela LC nº 135/2010, segundo o qual são inelegíveis os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão.

Ainda de acordo com o promotor eleitoral  Luciano Lopes Nogueira Ramos, não houve o exaurimento do prazo de 8 anos previsto em lei,a partir do julgamento do TCE,  e tampouco existem notícias de que essa decisão tenha sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário. 


LÍDER DISPARADO

Em pesquisa realizada pelo Instituto CENSUS, divulgada no dia 18 de outubro, o atual prefeito Paulo Lustosa Nogueira, ou Paulinho Enfermeiro, candidato a reeleição, aparece com 67,77% das intenções de voto de preferência popular. O levantamento dos dados foi realizado no dia 09 de outubro de 2020 com 301 eleitores entrevistados nas zonas urbana e rural do município. O grau de confiança é de 95%, com margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.
 

PERGUNTA ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, sem citar os nomes, o pesquisador pergunta em quem o eleitor votaria para prefeito de São Gonçalo do Gurgueia-PI , segundo o Instituto CENSUS, o candidato do PP, Paulinho Enfermeiro é citado por 66,11% dos entrevistados e o candidato segundo colocado Decym (MDB) é citado por 23,92%   dos entrevistados. Não souberam ou não quiseram opinar 3,65% e brancos e nulos são 6,31%.

Na pesquisa estimulada, quando o pesquisador cita os nomes dos candidatos, segundo o Instituto CENSUS, o candidato e prefeito Paulinho Enfermeiro (PP) sobe e passa a ser citado por  67,77%   dos entrevistados, e o candidato Decym (MDB) é citado por apenas 23,92%, não souberam ou não quiseram opinar 1,33% e branco/nulo 6,98%.

PERGUNTA ESTIMULADA
 A pesquisa realizada pelo Instituto CENSUS foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n° PI-09745/2020.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »