06/11/2020 às 21h59min - Atualizada em 06/11/2020 às 21h59min

Vereador Gutão é denunciado à Justiça Eleitoral por uso de obra pública para captação de votos

Ele publicou um vídeo em uma obra feita pela prefeitura, durante o período eleitoral, pedindo votos para ele e para o prefeito Gladson Murilo Mascarenhas Ribeiro

Portal Corrente
O vereador do município de Corrente, Raimundo Augusto da Silva Vieira (PP), mais conhecido como Gutão, candidato a reeleição, foi denunciado à Justiça Eleitoral por prática vedada neste período, ao utilizar-se de obra pública para promover sua campanha, em flagrante desobediência a legislação eleitoral.

De acordo com Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) 0600347-10.2020.6.18.0022, o vereador esteve na localidade Celoura, zona rural do município de Corrente e, em seu nome, vinculando ainda o nome do prefeito Gladson Murilo Mascarenhas Ribeiro, candidato à reeleição, utilizou-se da instalação de encanamento e distribuição de água naquela localidade, captada de um poço artesiano aberto pela Prefeitura Municipal de Corrente e gravou um vídeo com deliberado propósito de captar votos de forma não convencional, expondo suas qualidades na condição de vereador, assim como as do prefeito. 

“Observa-se claramente, no vídeo, o investigado afirmando que o mencionado poço e respectivas interligações de água para mais de 70 famílias é obra do seu empenho pessoal junto ao prefeito, pelo que se conclui, em todo o contexto do vídeo, relacionar-se à indevido uso de bem público para uso promocional, com fins eleitorais”, diz a denúncia.

Assista parte do vídeo publicado pelo vereador:


“Essa é a comunidade CELOURA, e eu sou o vereador GUTÃO, aquele quem indicou e o prefeito Murilo atendeu a canalização da agua, essa agua aqui, agua que forte que era utilizada só aqui nesse chafariz, aqui deste poço que tem uma vazão fabulosa. Nós conseguimos num grande entendimento com meu amigo nosso grande prefeito Murilo, esse prefeito que eu tenho acompanhado, esse prefeito que eu tenho estado sempre do lado dele, porque ao lado dele estamos conseguindo fazer o bem para o nosso povo, fazer o bem para o nosso município.  Agua é vida!!!

A indicação do vereador GUTÃO pede ao prefeito Murilo para levar agua para mais de 70 famílias do CELOURA, SUSSUAPARA E BARROCÃO. E esse serviço foi feito em tempo recorde, e essa comunidade vibra com a agua em suas torneiras.

Eu como Vereador faço o meu papel, e o meu papel e fazer o bem para a comunidade, é estar junto com esse meu amigo, grande prefeito Murilo, apoiando o prefeito nos seus projetos, votando a favor do prefeito nos seus projetos, que naturalmente to votando a favor ou em favor do povo da nossa terra. Por isso nós temos que continuar levando agua para o povo! Água é vida!

11611 é o meu número! Prefeito Murilo 11; Vice DIANA...

Vamos à luta... Vencendo sempre!!!

Aqui da aproximadamente 800 metros lá do poço para essa grande estrutura feita pelo prefeito Murilo. Estrutura de concreto, coisa bem feita, e a agua vinda de lá de baixo, joga nessa caixa e daí é distribuída para toda a comunidade do CELOURA, SUSSUAPARA E BARROCÃO.

Parabéns Prefeito Murilo. Esse é o grande projeto, o grande projeto, a grande ação é levar a agua para quem tem sede e você fez isso com grandeza. Com o meu apoio, com a poio do vereador GUTAO na câmara de vereadores, nós sempre trabalhamos juntos para o povo do nosso município. Tem o eu emprenho, tem a minha palavra de que vamos continuar juntos trabalhando para o nosso povo.

Prefeito Murilo, vereador GUTAO sempre juntos trabalhando para o nosso povo.

11611 VEREADOR GUTÃO.”


Na denúncia, é destacado o fato de que o ato do vereador investigado demonstra grave ilícito, prejudica a lisura do pleito, desequilibrando-o ao seu favor, em detrimento da “paridade de armas” que se espera e que a legislação eleitoral busca garantir, em um embate político, entre os candidatos concorrentes.

O denunciante destaca ainda que o comportamento do vereador Gutão se insere no descabido procedimento de coagir a liberdade de escolha do eleitor, usando bem público para promoção de sua candidatura, bem assim dos candidatos a prefeito e vice, caracterizando conduta vedada pela Legislação Eleitoral.
 
Ao final, o autor da denúncia requer, diante das ilegalidades, que seja cancelado registro de candidatura do vereador Raimundo Augusto da Silva Vieira e, na eventual diplomação, o cancelamento do respectivo diploma. Requer, ainda, que  seja proclamada a sua inelegibilidade pelo prazo de 08 anos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »