07/11/2020 às 11h44min - Atualizada em 07/11/2020 às 11h44min

Governador garante bolsas, melhorias e conectividade para alunos da Uespi

Wellington Dias garantiu a entrega de chips para facilitar a conectividade dos discentes

Governo do Piauí

O governador Wellington Dias reuniu gestores nesta sexta-feira (6) para tratar sobre o retorno das aulas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Participaram do encontro o secretário de Saúde, Florentino Neto e o reitor da Uespi, Prof. Dr. Nouga Cardoso. Eles trataram sobre melhorias na estrutura dos hospitais-escola, bolsas e apoio que será dado aos alunos universitários.
 

Wellington Dias garantiu a entrega de chips para facilitar a conectividade dos discentes. “Temos um interesse especial em dar soluções aos problemas da Uespi. Acertamos condições para que possamos resolver a questão dos chips e as bolsas para preceptores dentro de um amparo legal. Vamos garantir a aquisição de tablets numa modelagem que a própria Uespi desenvolveu. Com isso, vamos conseguir manter o calendário que começa dia 11 de janeiro”, disse o governador.
 

“Nessa reunião de hoje foi autorizado pelo governador a liberação de um edital de conectividade que permitirá a entrega do chip e mais uma bolsa de R$ 700,00 a todos os alunos que estão com dificuldades financeiras. Acreditamos que na próxima semana estaremos lançando esse edital para que tudo possa ser concluído ainda este ano e todos nossos estudantes possam, no dia 11 de janeiro, estar em condições de iniciar o período letivo de 2020.1”, destacou o reitor, Prof. Dr. Nouga Cardoso.

Sobre a questão das salas para os estudantes dos cursos de saúde, o reitor destacou que o Governo do Estado já tinha, em lei, estabelecido que os hospitais públicos da rede estadual como hospitais-escola da Uespi. “A nossa comunidade estava impedida de fazer uso desses espaços por conta do mobiliamento desses locais. Nessa reunião ficou acertado que as salas serão adequadas com todos os equipamentos necessários, assim como tivemos um avanço importante, o governador determinou aos gestores que analisem e busquem uma forma de contratar os preceptores do internato, bem como fornecimento de EPIs e testagem de todos nossos alunos”.
 

Sobre o pagamento dos preceptores, o secretário de Saúde Florentino Neto informou que a Sesapi tem buscado ajudar e já assumiu o pagamento dos preceptores da residência. “Agora nós vamos auxiliar também na articulação com a Fapepi e Uespi para o pagamento dos preceptores do internato que é uma fase também do curso de medicina. Nossos hospitais estão à disposição da universidade, inclusive, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) é gerido junto com a universidade e a Fepiserh. Vamos trabalhar também no sentido de novas instalações, equipamentos, imobiliários nas salas destinadas à Uespi nos nossos hospitais . Toda essa articulação se faz sob a liderança do governador Wellington Dias que quer uma universidade forte e uma assistência no SUS que seja resolutiva e humanizada”, complementou.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp