31/12/2013 às 00h22min - Atualizada em 31/12/2013 às 00h22min

ONG realiza festa de Natal para crianças carentes em Sebastião Barros

Associação de Assistência Caixinha de Sonhos realiza grande evento para 200 crianças

Portal Corrente; fotos: Cristiano Setragni

Por Viviane Setragni

A ONG Associação de Assistência à Criança Caixinha de Sonhos (AACCS) realizou no dia 25, no município de Sebastião Barros, o I Projeto Natal dos Sonhos, voltado para crianças carentes. A ação inédita no município envolveu cerca de 200 crianças, que brincaram durante toda a tarde nos aparelhos alugados especialmente para a festa, além das brincadeiras tradicionais como corrida do ovo e dança das cadeiras. Diversos brindes foram sorteados, um delicioso lanche foi servido e ao final da festa todas as crianças foram contempladas com um presente.

América Daiana de Carvalho e Guedes, que é Psicopedagoga e fundadora da ONG, esclarece os objetivos da Associação: “ao trabalhar na área da educação do município pude constatar que as crianças com dificuldade de aprendizagem não possuem nenhuma assistência, principalmente as mais carentes. Outra situação que me preocupa é a falta de opção de lazer fora do horário escolar, o que tem motivado as crianças a ficarem pelas ruas, cometendo pequenos delitos. Como eu,  minha família e alguns amigos sempre estivemos envolvidos com eventos beneficentes nas datas festivas, resolvi organizar nossas ações através de uma ONG, onde as famílias, principalmente as crianças, receberão assistência e orientação permanentemente”, relatou.

Registrada há apenas dois meses, a ONG já possui 55 famílias cadastradas. Diversos voluntários estão sendo capacitados para trabalharem nos projetos que América desenvolveu e que pretende colocar em prática ao início do ano de 2014: além da creche voltada para crianças de idade entre dois anos e meio e três anos e meio, há os projetos “Aprender em três tempos”, com o objetivo de desenvolver e aprimorar a leitura e a escrita, “Sem higiene não há saúde”, que visa dar noções básicas sobre a importância da higiene às crianças, e o “Projeto Samusinho”, voltado para crianças de 8 à 12 anos, que dará orientações sobre primeiros socorros.

A ONG conta com a parceria do Grupo Gingado Capoeira,

há 3 anos em Sebastião Barros, sob coordenação do Instrutor Robson Oliveira de Souza, o “Rock Li”, e que conta com 36 integrantes.  “Esse projeto trará muitos benefícios às crianças da cidade, vai tirar muitas crianças das ruas, por isso estamos apoiando. Diversos integrantes do grupo estão sendo preparados para trabalhar de forma voluntária na Associação”, declarou Robson.

O Natal oferecido às crianças contou com a doação de diversos empresários, políticos e simpatizantes da causa, alguns deles que já declararam que serão parceiros permanentes da ONG. “Gostaria de agradecer à Construtora Lobato Nogueira, à Confecções Corado, aos vereadores Leonardo Lobato e Jurandir Pereira, ao ex-prefeito de Sebastião Barros, Luzinaldo Azevedo, que é proprietário da casa onde a ONG irá funcionar, ao agropecuarista Onélio e a diversos anônimos que contribuíram para este evento maravilhoso e que estarão conosco em 2014”, declarou, emocionada, América.

A ONG busca ainda novos parceiros para o ano de 2014. “Temos consciência de que, embora todos os profissionais trabalharão de forma voluntária, os custos serão consideráveis, pois o projeto atenderá um número considerável de crianças. Precisamos de toda doação possível”, afirmou a psicopedagoga.

O trabalho da ONG é inédito na região. Interessados em conhecer o projeto podem entrar em contato através do telefone (89) 9405-8885.

Veja galeria completa de fotos.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »