02/01/2014 às 21h50min - Atualizada em 02/01/2014 às 21h50min

Mais de 15 mil empresas foram abertas no Estado no ano de 2013

Agilidade no atendimento ao público e melhorias no sistema de tecnologia da informação são fatores que influenciaram diretamente segundo a Jucepi

CCom

“A loja é a concretização de uma ideia que nós tivemos tempos atrás, mas que não sabíamos se daria certo”, assim o microempresário Ícaro Igreja define a criação de sua loja. Em maio de 2013, ele e a companheira Luiza Sena decidiram que estava na hora de dar existência física para a sua loja, que até então funcionava apenas no formato online. Em sete meses, a loja Arcádia que inicialmente vendia apenas acessórios femininos passou a oferecer outros produtos como camisas, cases para celular e tablet, além de inúmeros objetos do “mundo nerd”, como bonecos, livros e jogos de desenhos animados, essa variação de produtos só foi possível quando a loja passou a existir fisicamente.

“Antes nós vendíamos um produto por 5 reais, mas o custo para entrega era quase o dobro do valor, além de que, os clientes queriam ver, tocar o produto antes de efetuar a compra, sem contar que nós precisávamos de uma base de operações para organizar  estoque, então percebemos que estava na hora de abrir a empresa”, explica o empresário sobre o surgimento do espaço físico.

 


Assim como o casal empreendedor citado acima, no Piauí, outras 15 mil empresas foram abertas no ano de 2013 entre os meses de janeiro a novembro, número que ultrapassou os dados do ano passado, em comparação com o mesmo período.

A agilidade na hora de abrir seu negócio tem contribuído para o este aumento. A Junta Comercial do Piauí agilizou o atendimento ao público e fez isso investindo em tecnologia da informação, o que tem facilitado a abertura de empresas no Estado do Piauí.

A Junta Comercial é um cartório que tem que valorizar e dar suporte no seu aspecto de tecnologia da informação, justamente porque nós recebemos todo o acervo e todo o registro das empresas do Piauí. “Como foi dito, nós avançamos significamente no número de empresas abertas no estado”, explicou o presidente da Junta, José Eduardo Pereira Filho.

É válido citar que a criação dessas empresas implica diretamente no aumento do número de empregos formais e temporários gerados no estado. Segundo a Jucepi, o setor que mais cresceu foi o comércio, e nesta época do ano, com o aquecimento das vendas, cresce a oferta de empregos temporários, que dependendo do desempenho do funcionário pode vir a tornar-se efetivo.

Na loja de Ícaro e Luiza, é possível perceber este indicador, mesmo com um espaço pequeno, foi preciso contratar um ajudante temporário, além do outro que já fazia parte do quadro efetivo.

Para o próximo ano, a Jucepi pretende criar uma sede na cidade de Uruçuí como parte do projeto de interiorização, a escolha se deve ao forte crescimento de empresas na região. Também consta nos planos de 2014 fazer com que o tipo jurídico empresário, que é a antiga firma individual, também possa ser feito via internet, somando os tipos jurídicos, a Junta possui 80% do movimento pela internet,
essa tecnologia está disponibilizada com um suporte feito na sede principal, estabelecendo um novo momento para a tecnologia de informação, com uma equipe gabaritada, e com o intuito de que essa tecnologia possa avançar para o interior do estado, nos demais postos da Jucepi. “Estamos fazendo todas as melhorias cabíveis para que o empresário passe efetivamente a ser tratado com tapete vermelho e que isso possa melhorar o desenvolvimento do estado”, finalizou Eduardo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »