04/01/2014 às 20h43min - Atualizada em 04/01/2014 às 20h43min

Rio de Janeiro registra as temperaturas mais altas do mundo

maisMais quatro municípios brasileiros registraram as temperaturas mais altas do mundo ontem

Ciclo Vivo

A cidade do Rio de Janeiro registrou as temperaturas mais altas do planeta na última sexta (3), de acordo com as medições do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Na tarde de ontem, seis das dez estações meteorológicas que apresentavam os termômetros mais elevados estavam no Rio – em Jacarepaguá, por exemplo, a sensação térmica chegou a 52ºC.

O ranking foi coordenado pelo meteorologista Giovanni Dolif, do CPTEC, com base em informações prestadas por 4.232 estações de medição espalhadas por todo o mundo e acessadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com o jornal O Globo, mais quatro municípios brasileiros registraram as temperaturas mais altas do mundo ontem: Joinville (SC), Cabo Frio (RJ), Jacareacanga (PA), Bauru (SP).

O especialista disse que é preciso desconsiderar as temperaturas registradas no Hemisfério Norte, que encontra-se no inverno, e também relevar as medições da Austrália – já que, enquanto o Brasil passa pelo período da tarde, está de madrugada no país da Oceania. Mesmo assim, a situação é bem preocupante, pois as temperaturas registradas nas estações meteorológicas do Brasil foram bem mais altas que as encontradas na África.

O CPTEC comparou os dados com outras localidades no planeta, mas as medições realizadas pela equipe ocorreram apenas em cidades brasileiras e no município de El Vigia, na Venezuela. De acordo com o Dolif, o calor vai persistir nos próximos dias no Rio de Janeiro, mesmo com a previsão de chuvas.

Redação CicloVivo


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »