16/01/2021 às 13h30min - Atualizada em 16/01/2021 às 13h30min

Bolão de vaquejada é mantido em Monte Alegre, apesar da possível segunda onda de contaminação pelo novo covonavírus

Viviane Setragni; colaboração: Renato Ribeiro
Portal Corrente
A maioria dos municípios do Extremo-Sul do estado do Piauí publicaram decretos determinando a proibição de eventos que promovam a aglomeração de pessoas. A medida tem como objetivo impedir o contágio do novo coronavírus, já que o sistema público de saúde tem enfrentado grandes desafios para atender de forma adequada aos pacientes que apresentam complicações por causa da doença. Foram os casos de Corrente, Riacho Frio, Curimatá e Gilbués, por exemplo. Além da proibição de eventos que promovam aglomeração, os estabelecimentos comerciais foram obrigados a adotar medidas, conforme as orientações das autoridades sanitárias.

Um bolão de motocross, marcado para acontecer na Arena EGT no domingo no município de Gilbués, foi cancelado. Outro evento que estava marcado para acontecer neste final de semana na AABB, com paredão de som, também foi cancelado.

Mas para este sábado, 16 de janeiro, está marcada para acontecer uma Vaquejada, no Parque Ozório Patrício, localizado entre os municípios de Monte Alegre do Piauí e Gilbués. São esperados no evento participantes de vários municípios, como Corrente, Parnaguá, Formosa do Rio Preto/BA e Alto Parnaíba/MA.

Até o momento, nem a prefeitura de Monte Alegre nem outras autoridades se manifestaram sobre o assunto.

Nesta sexta-feira (15), o Ministério Público do Piauí, por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, ingressou com ação civil pública contra o município de Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e diversas empresas, por conta da organização e realização de eventos com potencial para gerar aglomeração de pessoas. A ação é assinada pelo promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes. Por conta do cenário atual da pandemia no Piauí, o integrante do Ministério Público solicita ao Poder Judiciário decisão liminar para que o município de Teresina seja obrigado a anular/revogar as eventuais autorizações concedidas às promotoras de eventos para realização de shows e festas em locais fechados e/ou com grande público.

Embora a Promotoria de Justiça de Gilbués não tenha se manifestado em relação aos casos de Monte Alegre e GIlbués, com as últimas notícias publicadas sobre o caos na saúde vivido no estado do Amazonas e a expectativa de uma possível segunda onda de contaminações, o esperado é que a população tivesse o bom senso de não frequentar locais aglomerados. Já das autoridades, o esperado é que haja ao menos a fiscalização em relação aos eventos realizados.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »