17/01/2021 às 14h31min - Atualizada em 17/01/2021 às 14h31min

Redação do Enem 2020 é 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'

Redação

O tema da redação do Enem 2020 é 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'. A informação foi divulgada pelo ministro Milton Ribeiro em suas redes sociais.

Os candidatos terão que fazer um texto dissertativo-argumentativo, apresentar opiniões e organizar a defesa de um ponto de vista.

As redações são avaliadas de acordo com cinco competências, segundo o Inep. A nota pode chegar a 1.000 pontos, mas há critérios que podem zerar a redação, como fuga ao tema, escrever menos de sete linhas, entre outros. Em 2019, o tema foi 'Democratização do acesso ao cinema no Brasil'.

 

Análise de professores

  • Thiago Braga, professor de redação e autor do Sistema PH, o tema é atual e relevante.

"Entre 2015 e 2018, os casos de depressão relatados aumentaram 52% entre brasileiros de 15 a 29 anos. Isso me chamou a atenção e trabalhei o tema em sala", afirma. "Isso indica que mais pessoas buscaram ajuda e que houve mais dispêndio de investimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas isso não diminuiu o estigma social. É neste ponto que o aluno deve tocar: a gente tem aumento de casos, mas a percepção do mercado de trabalho ainda é preconceituosa de muitas vezes demitir ou deixar a pessoa estigmatizada", completa.

 

  • Professor Milton Costa, do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante:

"Tema importante, pertinente e dentro do padrão esperado para o Enem. Eles apresentam uma situação problema dentro da realidade brasileira. Neste caso, candidatos deveriam propor caminhos para vencer o estigma que persegue vários brasileiros que têm doença mental", afirma.

"Surpreendeu também que o tema se insurja contra ações recentes do próprio MEC, que propõe uma volta à discriminação de crianças com essas deficiências, e que já havia sido experimentada no passado, e que felizmente foram rechaçadas na Justiça, ainda que com liminares", afirma.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »