21/01/2021 às 08h19min - Atualizada em 21/01/2021 às 08h19min

MP investiga se cunhado e prefeito de Guaribas furaram fila de vacina da Covid-19

G1
Prefeito de Guaribas, Joércio de Andrade (MDB), é um dos investigados

O Ministério Público do Piauí está investigando se o cunhado do prefeito Joercio Matias (MDB), de Guaribas, furou a fila da vacina contra a Covid-19 no município. O homem vacinado (foto acima), segundo o MP, é o professor Aldir Luiz da Silva, de 39 anos, marido da secretária de saúde da cidade, Cleidiana Andrade, que é irmã do prefeito.

O MP já estava investigando o próprio gestor do município (foto acima), que é agricultor e está fora dos grupos prioritários, e também teria sido vacinado contra a Covid-19.
 
Fotos do prefeito e do cunhado sendo vacinados motivaram o início da investigação. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), a cidade recebeu 26 doses da Coronavac, que imunizariam 13 pessoas.
 
A TV Clube e o G1 tentaram entrar em contato com o prefeito Joércio Matias, mas não houve retorno.

 
Improbidade administrativa

De acordo com o promotor José Marques Lages, o prefeito de Guaribas pode ter incorrido em pelo menos três crimes: de abuso de autoridade, prevaricação (deixar de praticar ato de ofício) e crime sanitário, por infringir determinação do poder público que contribui para disseminação de doença infecto contagiosa.

Duas ações estão sendo investigadas: uma por improbidade administrativa e a segunda por dano moral coletivo. O promotor disse ainda que irá pedir à Justiça a cassação do mandato do prefeito e que ele fique inelegível.

“Na medida em que o prefeito tomou uma vaga [de alguém], ele pode estar tirando a vida de um idoso, de uma pessoa que está na linha de frente. Ele vai sofrer as consequências disso, com certeza”, comentou o promotor.

As investigações partiram de duas fotos que foram compartilhadas nas redes sociais, que mostram o prefeito e o cunhado sendo vacinados. O prefeito foi intimado a prestar esclarecimentos ao Ministério Público.

“Apesar de as imagens falarem por si só, ele tem o direito de se defender. Já encaminhamos a notificação para ele”, disse o promotor.

 
MP investiga outros casos

O Ministério Público do Piauí informou que está apurando denúncias de que prefeitos do Piauí teriam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 sem serem considerados de grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Além de Guaribas, são investigados os gestores de Uruçuí, Piracuruca, São João da Fronteira e São José do Divino.

Em Uruçuí, o prefeito Dr. Wagner Coelho (Progressistas) foi vacinado e publicou fotos do momento em suas redes sociais. O prefeito disse que se vacinou porque se enquadra nas prioridades definidas no plano de imunização. Ele é médico e disse que tem realizado atendimentos durante a pandemia, incluindo pacientes com Covid-19.

Têm prioridade os trabalhadores da saúde, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas), pessoas maiores de 18 anos com deficiência, que estão em Residências Inclusivas (institucionalizadas) e indígenas vivendo em terras indígenas em conformidade com os cenários de disponibilidade da vacina.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »