02/02/2021 às 13h01min - Atualizada em 02/02/2021 às 13h01min

Live homenageia brasileira que salvou menino de pais abusivos nos EUA

Ascom MMFDH
A brasileira Flaviane Carvalho virou heroína nos Estados Unidos ao salvar um menino de 11 anos de abusos cometidos pelos pais. Em homenagem ao ato, a ministra Damares Alves, titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) participou de live nesta segunda-feira (1º) com a presença da brasileira, que trabalha como gerente em um restaurante americano.

A ministra afirmou ser necessário que outras "Flavianes" pelo Brasil e pelo mundo se ergam na defesa a crianças e adolescentes. "Nós chegamos a um momento em que, ou se faz um pacto pela infância ou se faz um pacto pela infância. Não tem opção B. Nossas crianças estão em profundo sofrimento, pedindo socorro o tempo todo", disse durante o encontro.

Já para a gerente, o instinto materno foi primordial para conseguir perceber a situação pela qual o menino passava. "Eu sou muito atenta, principalmente, quando se trata de criança. Meu instinto materno gritou e percebi que algo de errado estava acontecendo. Prestei atenção e consegui fazer o que fiz", relatou.

O caso aconteceu no estado da Flórida, nos EUA, no dia 1° de janeiro de 2021. O estado americano designou o dia 28 de janeiro como Dia Flaviane Carvalho de defesa de crianças abusadas nos EUA.

A live aconteceu no canal do empresário Carlos Wizard. Para ele, contar a história de Flaviane foi uma satisfação. "Esse ato foi inspirado pela mão de Deus, ao ter a sensibilidade de agir no momento certo, na hora precisa", destacou.

O caso

Ao notar o tratamento estranho dado pela família ao menino, Flaviane questionou, com um cartaz escondido, se o menino precisava de ajuda, após notar escoriações e que ele não era alimentado pelos pais. Ela percebeu o isolamento do menino em um canto da mesa do restaurante e uma quantidade de roupas desnecessárias.

Após ter a confirmação de que menino precisava de ajuda, Flaviane, acionou a polícia. Foi descoberto que os pais abusavam da criança em casa, inclusive amarrando com cordas, espancando e a pendurando de cabeça para baixo.

"A polícia me agradeceu por ter salvado a vida da criança. Ela não era apenas abusada, mas torturada. Por alguns dias, poderíamos ver a história de um crime. Os polícias ficaram muito comovidos. Era uma situação forte, inclusive, para eles", afirmou. Os pais vão responder por acusações de abuso infantil agravado e negligência infantil.

Disque 100

O Governo Federal conta com o Disque 100, o canal de denúncias para violações de direitos de crianças e adolescentes. "O Disque 100 funciona 24 horas por dia. O número virou WhatsApp, Telegram e aplicativo. Nós estamos muito preocupados com o que está acontecendo dentro de casa com as crianças durante a pandemia, por causa do isolamento, colocamos dentro de casa assessor e vítima", disse a ministra.

Damares destacou a importância do número no momento que o Brasil chora com o resgate de um menino de 11 anos, que passou um mês acorrentado e trancado dentro de um barril. "Já nos reunimos com Conselho Tutelar, com a rede de proteção e com a Secretaria de Assistência Social de Campinas (SP). Nós temos que ampliar nossa visão para podermos chegar antes nesses casos", enfatizou.

Saiba como denunciar
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »