O governador Wellington Dias segue vigilante a respeito dos dados de avanço da Covid-19 no Piauí e no Brasil. O chefe do executivo estadual acompanha os dados epidemiológicos por meio de paineis a fim de elaborar planejamentos estratégicos que garantam a saúde da população em geral.

“Com o uso da tecnologia moderna, acompanho o que acontece no país e a situação do Piauí. Somos o terceiro estado com a menor taxa de letalidade, ou seja, quem mais está salvando vidas na rede. Mas é claro que temos que reduzir esses índices ainda mais. Também estou acompanhando o monitoramento do isolamento social, o que cada um faz para evitar contrair o coronavírus”, comentou.

Dias reforça a importância do distanciamento social como a melhor forma para a redução na hospitalização no Piauí. “Reduzindo circulação de pessoas, o vírus se propaga menos e resulta em menos adoecimento por Covid-19. Isso também diminui a hospitalização, para vencermos as filas nos hospitais e salvar vidas reduzindo os óbitos. Com todos seguindo as orientações, vamos vencer o coronavírus”, esclare o governador.

Estado mantém restrições até o próximo domingo

O governador Wellington Dias reuniu, na tarde deste sábado (20), o Comitê de Operações Emergenciais (COE) Ampliado para avaliar a situação atual do Piauí em relação à pandemia da Covid-19. O chefe do executivo estadual também ouviu sugestões dos integrantes – que representam diversos setores da sociedade: trabalhadores da Saúde, empresários, judiciário, entre outros – a respeito da adoção de medidas que contribuam para a diminuição da crise causada pelo novo coronavírus.

No encontro, ficou acertado que as medidas adotadas no decreto n.º 19.529, de 14 de março de 2021, continuarão vigentes conforme novo decreto que será publicado neste domingo (21). Dentre elas estão: suspensão de atividades que envolvam aglomerações, funcionamento do comércio até as 17h e shopping centers das 12h às 20h; proibição da circulação de pessoas das 21h às 5h, salvo exceções.

A alteração será a antecipação das medidas restritivas válidas para o fim de semana e serão implantadas na sexta-feira (26), tais como: suspensão de todas as atividades econômico-sociais, com exceção das atividades consideradas essenciais, conforme o decreto.

“Concluímos a reunião com a presença de vários membros da sociedade onde foi apresentada uma dura situação. Ontem (19), tivemos esse crescimento brusco para 38 óbitos (por Covid-19). Infelizmente, há uma fila para vagas de UTI e leitos clínicos e ainda uma situação que afeta o Brasil inteiro na área do abastecimento hospitalar (de medicamentos que compõem o chamado kit intubação). Aprovamos a prorrogação de medidas até o próximo domingo (28) com medidas mais restritivas na sexta, sábado e domingo para ver se a gente consegue colher bons resultados na redução da transmissibilidade, adoecimento internações e óbitos para salvar vidas no Piauí”, declarou Wellington Dias.