26/03/2021 às 13h05min - Atualizada em 26/03/2021 às 13h05min

Vereador Joãozinho solicita informações sobre atendimento médico na zona rural do município de Gilbués

Segundo denúncia da população, desde o início do ano nenhuma localidade do interior contou com atenção médica

Renato Ribeiro; edição: Viviane Setragni
Portal Corrente
O vereador Joãozinho(MDB) solicitou na sessão da Câmara de Gilbués, realizada na última segunda-feira(22), que o poder Executivo apresente à população gilbueense a escala de atendimentos médicos nos postos de saúde da zona rural do município.

Segundo o parlamentar, as comunidades rurais deveriam estar sendo assistidas pelo Programa de Saúde Familiar (PSF) do Governo Federal, que disponibiliza aos municípios verbas para formação de equipes compostas por médico, enfermeiro e técnico, além de equipes odontológicas, de endemia e agente de saúde. De acordo com o mesmo, apenas os agentes de saúde estão atuando no interior da cidade.

“Até o presente momento, com quase 100 dias de gestão, nenhum atendimento foi realizado, mesmo com os postos de saúde das localidades Boqueirão, Compra Fiado, Lagoa Grande, Enseada, dentre outros, estando em plenas condições de realizar tais atendimentos, limitando as assistências médicas às UBSs da zona urbana”, reitera o parlamentar.

O vereador ainda questiona onde e como estão sendo aplicados os recursos federais oriundos do PSF, que deve contar com 5 equipes divididas entre às zonas urbana e rural, estando ativo apenas na sede do município, obrigando com isso a população dos interiores a se deslocarem à cidade, enfrentando as péssimas condições das estradas vicinais para receber atendimento.

"É de suma importância que a população gilbueense, residente na zona rural de nosso município, receba atendimento, e tenha conhecimento das datas de atendimento médico em sua localidade, de modo que possam se organizar antecipadamente para os atendimentos e não seja pegos de surpresa, o primeiro passo é dar início às consultas" finaliza.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »