31/03/2021 às 10h22min - Atualizada em 31/03/2021 às 10h22min

Morador de Gilbués usa as redes sociais para denunciar problemas na vacinação de grupos prioritários do município

Viviane Setragni; colaboração: Renato Ribeiro
Portal Corrente
Um morador do município de Gilbués usou as redes sociais para denunciar os problemas enfrentados pela população para receber as doses de vacina conrta a Covid-19. Segundo ele, a Secretaria Municipal de Saúde não estaria seguindo o Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19, que estabelece, dentre as medidas, que o município elabore um Plano de Vacinação, fixando previamente a preferência da vacina para os grupos de risco da população que preencha a faixa etária respectiva. "Falo com propriedade, pois o caso da minha mãe se encaixa nessa situação e ela ficou preterida na vacinação na faixa etária dela e nem sabe quando vai se vacinar", frisa ele.

Os comentários feitos na postagem reforçam a informação de que haveria problemas na vacinação contra a Covid no município. Uma das pessoas menciona que os pais e avós são diabéticos, mas não foram priorizados. Outro internauta afirma que teve que ameaçar denunciar, já que a sua mãe teria 85 anos e ainda não havia sido vacinada, enquanto a Secretaria já estaria vacinando o grupo da faixa etária de 75 anos. Outra pessoa comenta que a mãe teria ido por 3 vezes às 4h da manhã para a fila, mas ainda não conseguiu ser vacinada.

 
Entre a população o descontentamento é grande. Segundo informações, para receber a vacina os idosos são obrigados a fazer um cadastro prévio e são obrigados a esperar por muitas horas na fila. Moradores da zona rural, por exemplo, estariam chegando às 21h da noite anterior para conseguir receber a dose da vacina para a qual fizeram o cadastro prévio.

Segundo o vacinômetro do Governo do Estado do Piauí, o município de Gilbués já recebeu 1.155 vacinas para aplicação da 1ª dose, mas aplicou somente 700. Quanto à 2ª dose, o município já recebeu 374, mas aplicou apenas 117, bem menos da metade. Ao todo, o município recebeu 1.529 doses e aplicou somente 817.

O Portal Corrente verificou que nas redes sociais da Prefeitura de Gilbués ou da Secretaria Municipal de Saúde do município não há informações sobre o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid. No site da prefeitura, não há qualquer publicação sobre o andamento da vacinação ou sobre o vacinômetro, como tem sido feito na maioria dos municípios.

O cidadão que usou as redes sociais para fazer a denúncia declarou que irá procurar a justiça para que sua mãe receba a vacina. "Diante disso não envidarei esforços para combater essa injustiça sociais na seara judicial, visto que ao advogado cabe a administração da justiça, e por ela e por todos os demais eu lutarei!", registrou.



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »