22/08/2014 às 07h53min - Atualizada em 22/08/2014 às 07h53min

Zé Filho lança projeto e Wellington exibe história de vida no rádio e TV

Mão Santa criticou adversários

Diário do Povo
Os candidatos ao governo do Piauí estrearam ontem no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. Os programas, que no total somaram 20 minutos, foram marcados por promessas e histórias de vida de alguns candidatos. O governador Antonio José de Moraes Souza Filho, o Zé Filho (PMDB), por exemplo, prometeu a distribuição de 50 mil litros de leite por dia para alunos da rede estadual de ensino, caso seja reeleito.
Zé Filho disse que o programa será batizado de Ganhe Leite e beneficiará estudantes matriculados no Ensino Fundamental 1 e 2. Para ter direito ao leite, segundo ele, as crianças devem frequentar no mínimo 80% das aulas. A ideia é garantir o aluno na sala de aula e ajudar a desenvolver bacias leiteiras do Piauí.  "A meta é levar o Ganhe Leite para os municípios, fazendo parcerias com as prefeituras", disse Zé Filho. 
O governador disse que o programa atenderá cerca de 80 mil crianças. Segundo a assessoria de imprensa do candidato, serão distribuídos 50 mil litros de leite por dia, ou aproximadamente 1,5 milhão de litros por mês. Segundo informações do próprio governo, a produção de leite in natura do Piauí não dá para atender nem um terço da demanda das indústrias de lacticínios do estado.  Dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de 2013, apontam que o Piauí só produz 30% do leite que é processado no estado. 
A capacidade instalada no estado daria para processar 300 mil litros de leite por dia, no entanto, a indústria de lacticí-nios só processa 80 mil por falta do produto. Ainda durante o programa, Zé Filho intera-giu com o candidato a vice, Sílvio Mendes (PSDB), e o candidato a senador de sua coligação, Wilson Martins (PSB). O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), também apareceu. Imagens mostraram a campanha do peemedebista pelos municípios do Piauí. 
 
HISTÓRIA DE VIDA - Wellington Dias, candidato do PT, apostou no emocional. Teve sua história contada no programa eleitoral pelo poeta popular Chico dos Romances. Ele falou do sonho do petista em ser vaqueiro, mostrou a vida do candidato como estudante em Paes Landim, Oeiras e em Teresina, o primeiro emprego na Caixa e a atuação como sindicalista e as conquistas na política até se tornar senador da República. 
Wellington dedicou parte do seu programa ao ex-presidente Lula. Falou da relação de amizade e da parceria quando governou o Estado. A presidenta Dilma Housseff não foi lembrada. "Chega de atraso. Nunca mais queremos ser o lanterna em tudo. Eu senti na pele o que era viver em um Piauí que estava no século 19", disse o candidato. O programa contou ainda com a participação da candidata a vice, Margarete Coelho (PTB).
 
Com apenas um minuto e dezessete segundos para falar aos piauienses, o ex-senador Mão Santa (PSC) contou um pouco de sua história e, como já havia prometido, criticou seus adversários. Disse que o Piauí vive uma onda de mesmice e corrupção. "O Piauí depois de 12 anos em que vivemos é essa mesmice e corrupção. Levaram o Estado ao caos", disse. O candidato terminou o programa beijando a esposa, Adalgisa Moraes Souza.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »