27/04/2016 às 17h49min - Atualizada em 27/04/2016 às 17h49min

Dr. Pessoa destaca importância da Imprensa para a Democracia

Alepi

“Só tem medo da Imprensa quem não tem dignidade, quem está enlameado”, a afirmação foi do deputado estado Dr. Pessoa (PSD) durante a condução da sessão solene que  homenageou os jornalistas do Piauí pela passagem do seu dia, transcorrido no último dia 7 de abriu. A essão foi proposta pelo deputado e aprovada por unanimidade por todos os parlamentares. 

Dr. Pessoa lembrou que a função do jornalista é primordial para o exercício da Democracia e que hoje no Brasil se entende e se reconhece cada vez mais o poder e a importância do Jornalismo. Dr. Pessoa fez uma ressalva lembrando a passagem histórica do dia 7 de abril (1831), quando se deu a abdicação de D. Pedro I. Pressionado pelo movimento popular gerado após o assassinato de João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, assassinado por inimigos políticos.

Na composição da mesa foram representados alguns veículos de comunicação de TV, portal e impresso como o sistema Cidade Verde, Meio Norte, o site Política Dinâmica, o Sindicado dos Jornalistas do Piauí e a Coordenadoria de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa, pelos jornalistas Yala Sena, Cintia Lages, Marcos Melo, Luís Carlos Oliveira e Paulo Pincel, respectivamente. 

O jornalista Marcos Melo fez a saudação aos colegas foi o primeiro a fazer uso da palavra e lembrou que o compromisso do jornalista é com a transparência. “Muitas vezes publicando coisas opostas a sua opinião”, afirmou.  Cintia Lages agradeceu a homenagem e lembrou que uma das características do jornalismo é a liberdade para o trabalho e a transparência e que na Assembleia Legislativa do Piauí o ambiente era de transparência e liberdade de trabalho. 

“Isso muito graças a gestão do deputado Themístocles que instalou a TV Assembleia e garante a transparência dos trabalhos aqui nesta Casa onde se pode acompanhar o trabalho dos deputados”, acrescentou. Cíntia também lembrou que o Sistema Meio Norte de Comunicação, que é pioneiro no Piauí com programação local e integrada, prima pelo espaço e liberdade de trabalho dos seus colaboradores.

Diploma, valorização,  carreira  - O jornalista Luís Carlos Oliveira, representando o Sindicato da categoria e a Federação Nacional dos Jornalistas, lembrou que ainda há muito o que ser conquistado pela categoria no Piauí. Uma das reivindicações é exatamente a criação da carreira nos quadros do serviço público estadual. 

“Muitos jornalistas já passaram pela Secretaria de Comunicação, hoje Coordenadoria de Comunicação, mas os jornalistas que lá trabalham são emprestados porque o Estado não tem a carreira. Aqui nesta Casa foi aprovado o indicativo de projeto de lei de criação da carreira, de autoria do deputado Themístocles, foi enviado ao Karnak, mas nunca se obteve resposta. É preciso criar a carreira e realizar concursos”, afirmou. No Nordeste o Piauí está em 5º lugar no ranking salarial. O Estado que melhor paga os jornalistas é Alagoas e o que oferece pior salário é Sergipe.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »