13/06/2016 às 20h31min - Atualizada em 13/07/2016 às 20h31min

Sessão Solene em homenagem a Uespi será dia 22

Alepi

A Assembleia Legislativa realizará Sessão Solene, dia 22 de junho, em homenagem aos 30 anos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). A proposta é da deputada Flora Izabel (PT) e foi aprovada no último dia 3 de fevereiro.

Conforme a justificativa, os primeiros passos para a criação da Universidade Estadual do Piauí, com sede em Teresina, foram dados em 1984, através da lei estadual nº 3.967, que instituiu a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação do Piauí (FADEP), para o ensinoda rede pública estadual de nível superior.

Somente em 1985, através do Decreto Federal nº 91.851, foi autorizado a funcionar o Centro de Ensino Superior com os cursos de Pedagogia, Ciências – Habilitação em Matemática e Biologia, Letras – habilitação em Português e Inglês e Literaturas e Administração.

No ano seguinte, em 1986, realizou-se o primeiro vestibular para os cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia: Magistério, Ciências Biológicas, Matemática, Letras/Português, Inglês e Bacharelado em Administração, totalizando 240 vagas.

Com a estrutura de curso superior já em funcionamento, o Poder Executivo Estadual aprova a lei nº4.230/88 com o objetivo de criarcondições necessárias para a instalação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Estatuto – Em 1989 foi aprovado o primeiro Estatuto da Uespi. Em 1992, foi aprovado o Plano de Cargos e Carreira e aconteceu o primeiro concurso público para docente do Cesp – Centro de Ensino Superior doPiauí e o enquadramento dos professores remanescentes dos quadros da Secretaria Estadual de Educação, Secretaria da Administração e da Fundação Cepro.

Em 1993, através do Decreto Federal, a Uespi foi autorizada afuncionar como uma instituição multicampi e surgiram outros cursos. Nomesmo ano, foi realizado o primeiro concurso público para professor efetivo. Hoje, a Uespi conta com 25 Núcleos Universitários. Em 2005, foi criado o estatuto da Uespi.

 

 


Emerson Brandão - Edição: Caio Bruno 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »