21/06/2021 às 18h10min - Atualizada em 21/06/2021 às 18h10min

População do Araçá, zona rural de Corrente, é impedida de acessar barragem da Grota da Piaba e caixa d'água

Um vídeo que circula nos grupos de WhatsApp de Corrente denuncia que a barragem pública da Grota da Piaba, localizada no Araçá, zona rural do município, está cercada por particulares, assim como a caixa d'água de 25 mil litros, abastecida pelo referido reservatório, impedindo a comunidade de levar o seu rebanho para matar a sede no local. Construída na gestão do ex-prefeito Jesualdo Cavalcanti (in memorian), a obra faz parte de um projeto inédito que construiu barragens para contenção das águas pluviais em todo o interior do município de Corrente, para garantir a manutenção do rebanho da população no período da seca, principalmente da população que não tinha condições para construir uma barragem, uma iniciativa do então prefeito e do ex-secretário municipal de Agricultura, Dr. Hélio Paranaguá.

No vídeo, gravado pelo atual Gerente de Recursos Hídricos da prefeitura, Valdênio, acompanhado por um morador da localidade, ele mostra que, além de estar cercada, o mato tomou conta, demonstrando o abandono do local, tanto pelos que o cercaram quanto pelo poder público, já que trata-se de uma obra pública. O autor da denúncia chega a mencionar que não sabe sobre a existência de documentação ou sobre a situação legal da obra, embora seja de conhecimento público que uma das exigências do ex-prefeito para a realização de qualquer obra pública fosse a legalidade - elas somente eram executadas com toda a documentação em dia, reconhecida pelas autoridades legais.

Consultado pelo Portal Corrente, o ex-secretário de Administração, Salmon Lustosa, confirmou que neste caso todo o processo foi seguido na íntegra, com doação do terreno para a prefeitura, para posterior execução da obra. "Cheguei a consultar o Dr. Hélio Paranaguá para confirmar e ele garantiu que todo o processo legal foi seguido, como nós já sabíamos. É um absurdo que essa obra pública esteja cercada por particular, abandonada, impedindo a população de matar a sede do seu rebanho, para muitos essa é a única atividade econômica, portanto o prejuízo é incalculável. Essa situação é passível de denúncia no Ministério Público e esperamos que as autoridades tomem providências", comentou o ex-gestor.

A construção de barragens por todo o interior do município, apesar de consistir em uma obra de custo relativamente baixo, mostrou-se um total sucesso, com previsão futura de criação de peixes nos locais, projeto que não teve continuidade pelas gestões posterores. A barragem da Grota da Piaba, em especial, resultou no maior reservatório de água de todas as barragens construídas em Corrente, um alívio para a população local, que reside em uma das áreas mais distantes da zona urbana, mais de 50km.








 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »