20/01/2014 às 20h15min - Atualizada em 20/01/2014 às 20h15min

Prefeito Jesualdo faz cobranças à empresa Sertão sobre a coleta pública de lixo

Reunião realizada esta manhã (20) com proprietário da empresa traçou metas para 2014

Portal Corrente

Por Viviane Setragni

Foi realizada na sede da Prefeitura Municipal de Corrente, na manhã desta segunda-feira (20),  uma reunião entre o prefeito Jesualdo Cavalcanti,  o procurador do município, Guto Lago, secretários e gerentes municipais e o proprietário da Empresa Sertão, prestadora de serviço de coleta pública de lixo na cidade. O objetivo da reunião foi discutir os pontos críticos do serviço prestado pela empresa vencedora da licitação neste primeiro ano de contrato, assim como as metas e mudanças a serem traçadas para o próximo ano.

O prefeito iniciou a reunião colocando as principais reclamações feitas pela população em geral, como a falta de coleta em diversos locais, a mudança constante do calendário de coleta, a capina, que tem deixado muito a desejar, e a questão da quantidade de veículos disponibilizados, assim como a cobertura do lixo nos caminhões abertos. O prefeito cobrou ainda que o contrato realizado entre a prefeitura e a empresa previa a realização de um mutirão, que deveria ser realizado a cada três meses. “Temos 12 pessoas realizando a capina todos os dias e a cada três meses teriam que ser contratados mais 12 trabalhadores para realizar um mutirão para roçagem, que na prática não foi realizado nem uma única vez”, colocou.

O Secretário Municipal de Urbanismo e Trânsito, Narciso Amaral, colocou ainda algumas questões como o recolhimento do entulho das capinas, que não raras vezes são deixados exatamente onde os trabalhadores os amontoam. “Além de gerar um transtorno, nos causa ainda outro problema, pois quando chove a água da chuva carrega esse entulho para a sarjeta”, relatou.

Outras questões levantadas pelos presentes foram a coleta de lixo no Mercado Público, realizado somente às quintas-feiras, as podas das árvores e o recolhimento de sacolas jogadas em terrenos baldios.

Por fim, o prefeito enfatizou a necessidade que o município tem de manter o contrato com a empresa, mas solicitou que o proprietário faça uma revisão geral do contrato e estude a viabilidade real da prestação do serviço. “É necessário compatibilizar um preço que dê retorno ao empresário e que ao mesmo tempo viabilize um bom serviço à prefeitura. Além disso, o serviço prestado terá que melhorar muito a qualidade, pois a reclamação da população é geral”, colocou.

O empresário Erivam destacou que têm interesse em continuar prestando o serviço à prefeitura de Corrente e que também não está satisfeito com o serviço prestado. “Temos consciência das melhorias que precisamos realizar e estaremos ainda esta semana realizando um estudo para avaliar os valores do contrato, pois alguns custos foram muito além do que prevíamos. Esperamos poder continuar em Corrente, mas de uma forma mais estruturada”, declarou.

Foi marcada uma reunião para sexta-feira (24), com o Secretário de Meio Ambiente e  Infraestrutura, Antonino Rocha Barros, para ser apresentado um estudo de custos e traçar novas medidas para o ano de 2014. Também ficou acordado que na segunda-feira (27) a empresa apresentará um novo plano de metas e custos financeiros reais para a prestação de um serviço de qualidade durante este ano.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »