02/07/2021 às 12h15min - Atualizada em 02/07/2021 às 12h15min

Moradores do bairro Nova Curimatá reclamam da falta diária de água

Portal Corrente
Os moradores do bairro Nova Curimatá, um dos principais do município de Curimatá, enviaram denúncia ao Portal Corrente sobre a falta d'água registrada diariamente. Com água disponível nas torneiras em alguns momentos durante o dia e totalmente secas à noite, a população sofre todos os dias com a restrição do abastecimento, principalmente pelo fato da maioria das residências não possuirem caixa d'água.

A prestação do serviço é feita pela Empresa de Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa), que retira da barragem Vereda da Cruz a água utilizada no abastecimento da cidade. Entretanto, o bairro Nova Curimatá não dispõe de um reservatório, sendo o fornecimento feito diretamente com água bombeada da Estação de Tratamento . "Tem uma bomba na ETA que bombeia a água direto na rede do bairro Nova Curimatá, e quando bombeia muito tempo ela estoura a rede, por isso ela fica um tempo ligada e um tempo desligada e esse momento que ela fica desligada os usuários não aceitam, reclamam, mas tem água todos os dias, o todo tempo. Falta ao meio-dia, depois das 20h ela fica desligada, senão os canos estouram, mas ninguém tem reservatório em casa e querem água direto", disse o responsável pelo escritório da Agespisa na cidade.

A solução para o problema seria a construção de um reservatório para o bairro, embora não haja previsão para a realização da obra.

A falta diária de água causa grandes transtornos à população, que fica constantemente na expectativa. Quem não possui reservatório fica à mercê dos horários escolhidos para fornecer o serviço, embora a conta seja enviada mensalmente aos usuários, como se o serviço fosse fornecido normalmente.

Sendo o fornecimento d'água um serviço essencial, a empresa fornecedora tem a obrigação, por lei, de fornecer o serviço de forma adequada e contínua, conforme Código de Defesa do Consumidor. 


ÁGUA DA BARRAGEM PARA EXECUÇÃO DE OBRA

Outra questão alarmante, que tem sido preocupação inclusive do executivo e do legislativo municipal, é a retirada de água da Barragem Vereda da Cruz para a execução das obras da PI 257, que liga os municípios de Curimatá e Morro Cabeça no Tempo, com extensão de 63km. A Agespisa autorizou a retirada da água da barragem, embora do mesmo local seja feita a retirada de água potável que serve para o abastecimento da cidade.

"O problema é que essa barragem tem um ciclo, um histórico de seca a cada dois anos, e a nossa preocupação é que logo vai chegar ao ponto de não ter mais água pra abastecer a população e a nossa situação vai ficar ainda pior", diz uma moradora local.

Veja a autorização concedida pela Agespisa à empresa executora da obra:





 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »