30/07/2021 às 13h08min - Atualizada em 30/07/2021 às 13h08min

População do bairro Aeroporto marca manifestação para a tarde desta sexta-feira

Moradores reivindicam solução definitiva para o problema da falta d'água no bairro

Viviane Setragni
Portal Corrente
Foto: Reprodução/redes sociais
Os moradores dos bairros Aeroporto I e II e Morada do Sol marcaram para a tarde desta sexta-feira (30) a realização de uma manifestação por causa da falta de água no bairro. Durante toda a semana, o assunto esteve em pauta nas redes sociais, após o último final de semana, quando o bairro ficou totalmente sem água por causa da queima de uma bomba. Com a instalação de um novo equipamento na tarde de domingo, a expectativa era de que o serviço fosse normalizado, o que não aconteceu no decorrer da semana. 

Uma live chegou a ser realizada com os moradores do bairro. Do encoontro virtual foi deliberado que uma manifestação resolveria um proplema pontual, mas não a situação de forma definitiva. Uma das sugestões apresentadas foi que o máximo de moradores do bairro registrassem uma reclamação junto ao 0800 da Agesppisa, e posteriormente registrassem uma reclamação no PROCON da cidade. Com o grande número de registros de reclamação, o Ministério Público poderia agir, em nome da comunidade. Do encontro, também foi deliberado que um abaixo-assinado será realizado.

O assunto também foi pauta de encontro do Coordenador do Pró Piauí Polo Corrente, Filemon Paranaguá, junto à direção da empresa em Teresina. O deputado João Mádison também se manifestou, dizendo que a perfuração de um poço seria a solução para o prooblema, mas o prefeito do município, Gladson Murilo Mascarenhas Ribeiro, disse em entrevista na rádio que a região do Aeroporto não é propícia para a perfuração de poços.

O vereador Paulo Henrique, que é morador do bairro, além de participar da discussão, protocolou junto à prefeitura uma solicitação para atender a comunidade com carro-pipa.

Também durante a semana, o coordenador operacional da empresa na cidade de Corrente, Claudecir Fernandes, informou que uma nova bomba, mais potente, estaria sendo enviada pela empresa e que estaria instalada até essa sexta-feira.

O caso é que, paralelo aos debates e deliberações das autoridades, a comunidade também se manifestou. Além da falta crônica de água, a população reclama do abandono das autoridades, que não enviam carro-pipa para socorrer os moradores que ficam diversos dias sem uma gota de água nas torneiras. Outra reclamação é que a empresa não comunica com antecedência o problema e não dá as devidas explicações ou esclarecimentos sobre possíveis soluções, apesar do talão chegar em todas as casas, com cobrança integral da taxa, sem qualquer desconto pelos dias em que os serviços foram suspensos.

Dos debates surgiu o movimento Água é Vida, o qual realizará a manifestação na tarde de hoje. Com a manifestação a comunidade espera chamar a atenção das autoridades para uma solução definitiva do problema em um dos bairros mais populosos da cidade.

A concentração está marcada para às 14h30min, próximo ao Instituto Batista Correntino, em frente à estação da Agespisa, local onde estão instalados os equipamentos que bombeiam a água para o bairro. Os moradores afirmam que no sábado e no domingo também haverá manifestação.




 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »