24/01/2014 às 02h22min - Atualizada em 24/01/2014 às 02h22min

Vara Federal será instalada em Corrente

Obras de reforma do imóvel já iniciaram. Previsão para instalação do Órgão é para o dia 26 de março

Portal Corrente; fotos: Gecom

Por Viviane Setragni

Foi assinado, nesta quarta-feira (22), um acordo entre Justiça Federal e o Município de Corrente, com o objetivo de viabilizar a reforma do imóvel em que será instalada a Vara Federal. Estiveram presentes na assinatura do acordo o diretor da Secretaria Administrativa da Seção Judiciária do Piauí, Edivaldo Rodrigues, o prefeito Jesualdo Cavalcanti, o engenheiro da prefeitura, Ubirajara Lustosa e o vereador Edilson de Araújo Nogueira.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti explica: “Estamos localizados numa região em que o estado do Piauí faz divisa com mais três estados da federação, o que implica em assuntos que não cabem à justiça do estado, mas sim à federal. Há sérias questões ambientais inerentes a serem resolvidas, a contar que muito próximo temos a maior reserva estadual, que é o Parque das Nascentes. As questões relacionadas ao combate do tráfico de drogas, que exigem rapidez nas diligências, sem falar nos assaltos e roubos de veículos, conflitos de terras e desmatamentos ilegais, cada vez mais comuns. Até mesmo questões mais simples, como as pendências relacionadas às aposentadorias; para resolver quaisquer um destes assuntos tínhamos que recorrer ao município de Floriano, que possui a Vara Federal mais próxima, distante 600 km. A instalação deste órgão no município de Corrente é de uma importância incalculável”.

Esta é uma luta iniciada já no ano de 2009, quando Jesualdo Cavalcanti não tinha nenhuma perspectiva em candidatar-se ao cargo de prefeito. “Sabendo da situação do município, aconselhei o atual presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Rivelino, que na época já cumpria mandato de vereador, a encaminhar ao então presidente da Câmara e ao prefeito da época um ofício explicando a necessidade da instalação da Vara Federal em Corrente, e a necessidade do gestor lutar para que tal acontecesse. Apesar do ofício ter sido encaminhado, nunca se fez nada a respeito. Mas hoje, após as nossas veementes solicitações, fomos contemplados com a vinda deste órgão ao município, o que nos deixa muito satisfeitos”, declarou.

Com a vinda da Vara Federal, o prefeito ainda destaca que todos os municípios localizados ao sul de Alvorada do Gurguéia poderão dirigir-se à Corrente para resolver as questões pertinentes. Outra questão enfatizada pelo prefeito é o ganho econômico para o município. “Um órgão como este gera no mínimo 40 empregos. Estas pessoas irão instalar-se aqui, com suas famílias, ou se hospedarão em hotéis, além das pessoas que virão ao município para dirigir-se ao órgão. Sem dúvida, representa um ganho econômico considerável”.

O imóvel escolhido para a instalação provisória da Vara Federal está localizado à BR 135, no Km 49, próximo aos recém-instalados redutores de velocidade. O galpão locado será adaptado e reformado, obra esta que contará com a parceria da prefeitura, responsável, conforme o acordo, em providenciar os alvarás e as licenças municipais, além de disponibilizar um engenheiro para o acompanhamento da obra, neste caso Ubirajara Lustosa. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) instalará a Vara Única de Corrente, no dia 26 de março. O órgão permanecerá provisoriamente neste local até que o imóvel próprio seja construído no município.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »