25/01/2014 às 00h58min - Atualizada em 25/01/2014 às 00h58min

Gestão municipal estuda incentivo à iniciativa privada para pasteurização de leite

Prefeito Jesualdo e Secretário Hélio Paranaguá visita fábrica de iogurte

Portal Corrente; fotos: Cristiano Setragni

O prefeito Jesualdo Cavalcanti esteve na sede da fábrica de iogurtes Kerolyn, localizada na Fazenda Santa Marta, zona rural do município de Corrente, com o objetivo de conhecer as dependências da empresa. Na ocasião o prefeito, juntamente com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Hélio Paranaguá, e com o Gerente de Agricultura Familiar, Ricardo Lago, acompanharam o processo de produção do iogurte passo a passo, guiados pelo empresário Júlio Setragni, proprietário da fábrica.

“Nosso maior objetivo, vindo até aqui conhecer as dependências da empresa, é estudar a viabilização do aumento da capacidade de pasteurização do leite. O município de Corrente, grande produtor de leite, carece deste processo que torna o produto consumível sem riscos para saúde humana. Nossa intenção é incentivar a iniciativa privada a desenvolver este processo, com a possibilidade de que o município adquira este produto para incluir na merenda escolar, o que seria uma garantia de venda para o produtor, uma economia para a secretaria de educação e um ganho substancial da qualidade da merenda escolar. Além de aquecer a economia local, que é um dos maiores objetivos da atual gestão municipal.

Constatamos aqui que o processo de produção da empresa é realizado de forma exemplar, priorizando a manipulação adequada do produto em cada etapa da produção, atendendo aos padrões exigidos para que o alimento fornecido às crianças seja de primeira qualidade ”, esclareceu o prefeito.

Outra possibilidade a ser estudada é de que pequenos produtores de leite de todo município de Corrente poderiam centralizar a pasteurização, com a garantia de que, se o produto não for completamente consumido na merenda escolar, a empresa de iogurte teria interesse em adquirir este excedente, além de que, pasteurizando o leite, ele poderá ser vendido no comércio local. “Sabemos que o consumo  do leite cru, não pasteurizado, pode causar diversas doenças, como a brucelose e a tuberculose. Incentivando a venda de forma adequada, estaremos ainda prevenindo a população destas graves enfermidades”, levantou o Secretário Hélio Paranaguá.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »