19/08/2021 às 16h18min - Atualizada em 19/08/2021 às 16h18min

Agespisa anuncia a perfuração de dois poços no bairro Aeroporto em Corrente

Promotora afirma que irá analisar resposta da empresa sobre a falta d'água e critica a omissão do município

Viviane Setragni
Portal Corrente
A Agespisa anunciou nesta quinta-feira, 19 de agosto, que dará início na próxima semana à perfuração de dois poços artesianos no bairro Aeroporto, município de Corrente. Bastante afetado por problemas no abastecimento d'água, assim como os bairros Aeroporto II e Morada do Sol, há mais de 30 dias parte dos moradores é obrigada a comprar água para consumo e para a realização dos afazeres domésticos, já que diariamente falta água nas torneiras.

Inicialmente a empresa fez a substituição dos equipamentos que fazem o bombeamento da água do centro da cidade de Corrente para os três bairros, que estão localizados em região mais alta. Mesmo após a instalação das novas máquinas o problema ainda persistiu, o que causou a revolta na população, que usou diariamente as redes sociais para cobrar providências das autoridades e da empresa. 

O diretor do elo de Corrente da Agespisa, Claudeci Fernandes dos Santos, afirma que, na última semana, uma equipe técnica realizou uma análise geofísica na região do bairro e encontrou dois locais propícios para a perfuração de poços artesianos. Segundo nota divulgada pela empresa, a empresa que fará a perfuração dos poços já foi contratada e começará os trabalhos já na próxima semana, com previsão de conclusão em 10 dias.

Enquanto isso, o Ministerio Público e o Procon também dão andamento a procedimentos que cobram da empresa e do município de Corrente a responsabilidade pela suspensão ou fornecimento irregular da água . "O Ministério Público já ajuizou com uma Ação Cívil Pública (ACP), que cobra da empresa Agespisa e principalmente do município a responsabilidade pela situação. A par disso, foi instaurado um Procedimento Administrativo (PA) para eventual aplicação de multa à AGESPISA pelo desrespeito ao direito do consumidor. Já o Procon acionou a Agespisa também por conta de reclamações individuais, a qual respondeu hoje, e quel ainda vou analisar. Além disso há uma liminar determinando que a Agespisa e o município forneçam água à população com caminhões-pipa", comenta a promotora de justiça Gilvânia Alves Viana.

A representante do Ministério Público acrescenta que está preparando uma petição nos autos da Ação Cívil Pública já ajuizada. "Vou anexar o abaixo-assinado que os vereadores fizeram para mostrar ao juiz que ninguém que tem a obrigação, municipio de Corrente e AGESPISA, está fazendo nada. E certamente vou aplicar multa à AGESPISA por a falta de água", pontua.

A promotora destaca ainda que parte da população tem criticado o MP por falta de ação, mas que os verdadeiros responsáveis não estão sendo cobrados. "Tudo o que o Ministério Público pode fazer, está sendo feito. Já o responsável direto pela água, que é o município de Corrente, está totalmente omisso. Não faz nada para arrumar o sistema de abastecimento d'água, ou até mesmo a retomada do serviço para prestar por si, ou para uma nova concessão, nada. O povo está esquecendo de quem é a maior responsabilidade: MUNICIPIO DE CORRENTE".

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »