20/08/2021 às 11h24min - Atualizada em 20/08/2021 às 11h24min

Curimatá aguarda a chegada da água de Algodões II para normalizar o abastecimento

Viviane Setragni
Portal Corrente
Abertura das comportas da barragem Algodões II aconteceu no dia 14 (Foto: PMC)
A cidade de Cuirmatá aguarda a chegada da água da barragem de Algodões II para a retomada do abastecimento normal da zona urbana. 

A abertura das comportas da barragem aconteceu no dia 14 deste mês, último sábado, após entendimento entre a prefeitura de Curimatá e a SEMAR. "A abertura dessas comportas significa vida para a nossa população, tendo em vista que a barragem Vereda da Cruz encontra-se com a água imprópria para o consumo. Também será beneficiada a comunidade da zona rural, localizada às margens do Riacho Curimatá até a Lagoa Funda.", comentou o prefeito Valdecir Júnior, que luta há vários anos para a construção de uma adutora.

 
A situação tornou-se crítica há cerca de duas semanas, quando a barragem Vereda da Cruz, localizada próximo ao centro da cidade e de onde a Agespisa retira a água para a Estação de Tratamento, quase secou. A retirada de água pelos caminhões que trabalham na obra de pavimentação da rodovia que fará a ligação com o município de Morro Cabeça no Tempo, agravou ainda mais a situação, transformando o pouco da água que ainda resta no reservatório natural em lodo, causando quase o colapso da estação de tratamento. Diante da situação, a Agespisa viu-se obrigada a racionar drasticamente a captação e consequentemente o abastecimento da cidade,
 
  
Situação da Barragem Vereda da Cruz (Foto: Agespisa)

De acordo com o funcionário da Agespisa que trabalha na Estação de Tratamento, Ubirajara, a chegada da água será um grande alívio. "A água dessa barragem é uma maravilha, já vamos instalar outra bomba".

A previsão para a chegada da água na cidade é para o final desta sexta-feira, no máximo no sábado pela manhã.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »