24/08/2021 às 10h58min - Atualizada em 24/08/2021 às 10h58min

População do bairro Aeroporto em Corrente continua sem abastecimento regular de água

Moradora do bairro denunciou que motorista do caminhão pipa da empresa Agespisa estaria cobrando para fazer entrega de água nas residências

Viviane Setragni
Portal Corrente
Moradores continuam dependendo de caminhões-pipa (Foto: Reprodução/WhasApp)
Os moradores do bairro Aeroporto I e II e Morada do Sol, no município de Corrente, continuam passando por problemas no abastecimento d'água. Diariamente a população, de diferentes pontos do bairro, espera pela chegada da água nos canos, vigília que às vezes atravessa a madrugada para garantir que caixas d'água, vasilhas e tonéis fiquem cheios, reserva que precisa durar até a próxima vez que ela seja disponibilizada.

Por determinação da Justiça, que atendeu a um pedido do Ministério Público, a prefeitura de Corrente e a empresa Agespisa devem, diariamente, abastecer os moradores do bairro com caminhões-pipa, garantindo que a população não fique totalmente sem água, um bem essencial para a vida humana.


DENÚNCIA

O Ministério Público recebeu denúncia de uma moradora, que afirma que o motorista do caminhão-pipa da Agespisa que está levando água no bairro teria cobrando para levar água na sua casa.

Segundo a promotora de justiça Gilvânia Alves Viana, uma mulher relatou que o motorista cobrou de sua mãe, uma idosa, para colocar água na caixa d'água. "Ela só tinha R$ 10 reais em casa, ele aceitou o valor e colocou água na caixa dela, mas não encheu. Ele disse ainda que até às 10h30min ele trabalha pela Agespisa, mas que depois dessa hora ele cobra pra colocar água", informou a denunciante ao MP.

Consultado pelo Portal Corrente, o responsável pelo elo da empresa na cidade, Claudeci Fernandes do Santos, afirmou que não tem conhecimento da prática e que nenhum motorista tem autorização para cobrar qualquer valor dos moradores. "Se confirmar que fez, perde o emprego!", declarou.

A promotora informou que solicitará formalmente explicações à empresa. "Isso é ilegal e não deve ser pago. Os moradores precisam ficar alertas para práticas abusivas", ressalta.

A redação do Portal Corrente conversou com outros moradores do bairro, que afirmam que o mesmo caminhão já fez diversas entregas, mas que nunca foram cobrados pelo serviço. "Na minha casa já vieram três vezes, a última foi no sábado passado. Nunca cobraram", disse outra moradora.


AÇÃO CÍVIL PÚBLICA

A promotora informou que analisa as contestações apresentadas pela Agespisa e pelo município na Ação Civil Pública, assim como a resposta da AGESPISA no procedimento do Procon. 


SOLUÇÃO

A Agespisa informou na última semana que dará início à perfuração de dois poços artesianos na região dos três bairros, e que pretende desta forma resolver definitivamente o problema.

Além disso, a empresa instalou um novo equipamento na estação que bombeia a água para os bairros, o que amenizou o problema.

A prefeitura de Corrente não se manifestou sobre o problema.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »