16/09/2021 às 10h36min - Atualizada em 16/09/2021 às 10h36min

Ministério Público recomenda que prefeitura de São Raimundo Nonato crie brigada de combate a incêndios

G1
Foto: André Pessoa

O Ministério Público do Piauí publicou recomendações, para a as polícias civis e militares, para a Prefeitura e a para a população de São Raimundo Nonato, de medidas a serem tomadas para combater os incêndios que atingem a região desde o início de setembro.

INCÊNDIOS FLORESTAIS NO PIAUÍ

Entre as recomendações está a criação de uma Brigada Municipal de Combate a Incêndios, para atuar na prevenção e no combate ao fogo. A cidade não dispõe de uma unidade de Corpo de Bombeiros e nem brigadistas civis. A Prefeitura tem cinco dias para responder ao MP sobre a recomendação.

Os incêndios na região de São Raimundo Nonato começaram em 7 de setembro. Nessa quarta-feira (15), as equipes de brigadistas combateram dois focos de incêndios no Assentamento Estação, um ponto isolado e de difícil acesso, segundo a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura.

O MP recomendou ainda que a prefeitura suspenda a emissão de autorizações de queima controlada por cinco dias ou enquanto durarem as circunstâncias meteorológicas favoráveis à proliferação do fogo, como baixa umidade, altas temperaturas e ventos fortes.

  • A prefeitura deve ainda iniciar, dentro de dez dias, um Plano de Atuação Emergencial para fiscalizar terrenos vulneráveis ao fogo e identificar responsáveis por queima de lixo e de vegetação nas zonas urbana e rural da cidade, além de fazer campanha publicitária para educar a população.
     
  • Também em dez dias, a prefeitura deve encaminhar à Câmara de Vereadores de São Raimundo Nonato um projeto de lei para aplicação de multas por queima de lixo, em qualquer circunstância, e queima de terreno de forma irregular.
     
  • O MP fez também recomendações às Polícias Civil e Militar para que investiguem e prendam suspeitos de causar incêndios florestais, caso sejam identificados. Nos casos de queima de lixo em zona urbana, a Polícia Militar deve atuar de forma preventiva e educativa.
     
  • O MP recomenda ainda à população que se abstenha de fazer queima de lixo em terrenos particulares ou baldios. As recomendações foram assinadas pela promotora Gabriela Almeida de Santana.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp