31/01/2014 às 18h08min - Atualizada em 31/01/2014 às 18h08min

Prefeito Jesualdo Cavalcanti recebe caçamba na sede da APPM

Em discurso, parlamentares afirmam que levantarão discussão sobre recursos para manutenção dos equipamentos

Portal Corrente

O prefeito Jesualdo Cavalcanti, juntamente com diversos prefeitos piauienses,  estiveram presentes na sede da APPM, em Teresina, para a solenidade de entrega das máquinas e equipamentos do PAC 2, na manhã desta sexta-feira, 31 de janeiro. 

Estiveram presentes, compondo a mesa, o presidente da APPM, Arinaldo Leal, o Secretário de Governo, Wilson Brandão, representando o governador Wilson Martins, o senador Wellington Dias, o deputados Marcelo Castro, Jesus Rodrigues, Assis Carvalho, Júlio César, além do delegado do MDA, Pedro Calisto.

Dentre as diversas questões levantadas pelos parlamentares em seus discursos, a mais mencionada foi a manutenção dos equipamentos, que possuem valor alto, inviável para a realidade das maioria dos municípios. "Necessitamos abrir a discussão sobre este tema na nossa bancada federal, pois a vida útil destes equipamentos pode ser longa, como vemos na iniciativa privada, mas é necessário que seja realizada a manutenção adequada. Para isso os municípios precisam receber recursos específicos", colocou o deputado Marcelo Castro, que abordou ainda a desoneração dos impostos: "esta é uma importante iniciativa, porém deveria ser apenas para a parte do governo federal, não à parte que cabe aos municípios". O deputado também defendeu a destinação de recursos específicos para o semiárido.

Já o senador Wellington Dias defendeu a autonomia dos municípios quanto ao uso dos equipamentos e sugeriu até mesmo que os municípios regulamentem o seu uso, através de leis municipais.

No evento desta manhã, foram entregues 42 caminhões pipa, 32  pás carregadeira e 59  caminhões caçamba. Os prefeitos foram orientados, pelo delegado do MDA, Pedro Calisto, a utilizar os equipamentos de forma responsável e colocou que  As revisões são gratuitas no limite de 100 mil Km para os 

caminhões e 2.500 horas de trabalho para os demais equipamentos.

 

A maioria dos municípios piauienses que se enquadram nos parâmetros pré-estabelecidos pelo MDA receberão 5 equipamentos cada: caminhão pipa, caçamba, retroescavadeira, pá carregadeira e motoniveladora, kit  avaliado em mais de dois milhões de reais. 

O prefeito Jesualdo Cavalcanti colocou que a vinda desta caçamba para o município de Corrente será de grande utilidade, já que consiste num dos veículos mais utilizados na manutenção das ruas e realização de obras do município, tanto na zona rural quanto na zona urbana, além da economia gerada, pois dispensará a realização de licitação para mais um equipamento. "Estes equipamentos são de grande valor para os municípios e aguardamos ainda a vinda da pá carregadeira, para fechar o kit", enfatizou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »