29/12/2021 às 11h02min - Atualizada em 29/12/2021 às 11h02min

Com a ETA praticamente desativada por causa das chuvas intensas, moradores de Corrente passam final de ano sem água nas torneiras

Portal Corrente
Alta turbidez da água, por causa das chuvas intensas, prejudica o tratamento. (Rio Corrente) (Foto: Agespisa)
Os moradores da cidade de Corrente estão vivendo um verdadeiro drama neste final de ano por causa da suspensão do abastecimento d'água. Sem água nas torneiras, são obrigados a colher a água da chuva e racionar o pouco que têm, comprar água mineral para beber e, quem tem condições, compra água do caminhão pipa para encher caixas d'água, tonéis e vasilhas.

"Estamos em pleno período de férias, a casa cheia, crianças, adultos e idosos sem ter como banhar, cozinhar, limpar a casa, isso é um pesadelo. Mas a conta de água chega e se a gente não pagar eles ainda cortam", desabafou uma usuária nas redes sociais, estas que estão repletas de reclamações de moradores de todos os bairros da cidade. Bairros mais elevados, como Vila Nova, Sincerino e Aeroporto já registram 15 dias sem água.

O motivo para a suspensão do abastecimento, ironicamente, são as chuvas intensas dos últimos dias. De acordo com o Diretor Operacional da Agespisa de Corrente, Claudeci Fernandes dos Santos, toda vez que chove a turbidez da água do rio Corrente eleva, tornando difícil o tratamento. "A nossa Estação de Tratamento tem limitações e, para evitar que a população receba essa água nas torneiras e também para preservar os nossos equipamentos, nós desativamos a ETA e às vezes até retiramos os equipamentos, para que eles não sejam danificados pelas inundações, para evitar futuros novos problemas", explica.

Ainda segundo Claudeci, a Agespisa tem vários projetos para a cidade com o objetivo de solucionar o problema. "São vários poços a serem perfurados que irão resolver o problema de abastecimento d'água da cidade", garante.

Sobre os poços já perfurados no bairro Aeroporto e Jacolândia, a empresa ainda não interligou os mesmos à rede de abastecimento, motivo pelo qual os moradores ainda padecem sem água nas torneiras.

Para os próximos dias, ainda não há uma data certa para a normalização do abastecimento.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »