17/10/2022 às 13h21min - Atualizada em 17/10/2022 às 13h21min

Parnaguá é a segunda cidade do Piauí com maior número de focos de incêndio em outubro

Piauí ocupa o segundo lugar no Brasil com maior número de queimadas, segundo Inpe

G1; edição: Portal Corrente
Incêndio registrado em 2015, quando Parnaguá registrou o maior número de incêndios do país (Foto: Viviane Setragni)
O número de queimadas registradas no Piauí, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sofreu um crescimento no mês de setembro, colocando o estado na segunda posição do país com maior número de focos de incêndio.
 
Na primeira quinzena de outubro, do dia 1º ao dia 16, foram registados 3.152 focos de incêndio no território piauiense, 14% de todas as queimadas registradas no país no período.
 
Os incêndios são concentrados na região Sul e Oeste do estado. A maior parte das queimadas aconteceram no território de Baixa Grande do Ribeiro: foram 189 focos de incêndio em outubro. A cidade foi a quarta do país que mais registrou incêndios.
 
As cidades do Piauí que mais registraram focos de incêndio em outubro, segundo o Inpe, foram:
 
  • Baixa Grande do Ribeiro: 189 focos
  • Parnaguá: 130 focos
  • Uruçuí: 113 focos
  • Cristino Castro: 102 focos
 
Apesar de se referir a metade de outubro, o número é 15% maior do que o que foi registrado em todo o mês de setembro, quando o Inpe registrou 2.731 focos de incêndio no Piauí e o estado ficou na 9ª posição nacional no número de queimadas.
 
Os índices começaram a subir em agosto, quando foi registrado um número ainda menor, 1.659 focos de incêndio no estado. Em Canto do Buriti, o fogo destruiu pastagens e um apiário causando um prejuízo de pelo menos R$ 10 mil a um produtor.
 
Em outubro, o Pará foi o estado em que foram registrados os maiores números de focos de incêndio, seguido por outros estados da região Norte. Além do Piauí, os únicos estados da região nordeste que ficaram entre os 10 primeiros da lista foram o Maranhão, que faz fronteira com o Pará, e a Bahia, que em setembro aparece na terceira posição, logo atrás do Piauí.
 
Meses mais quentes do ano
 
O Piauí registra historicamente os maiores números de queimadas durante os meses de setembro e outubro. Segundo o Inpe, em 2010 foram registrados os maiores números de queimadas no estado: 5.983 em setembro e 4.119 em outubro.
 
As altas temperaturas e a baixa umidade do ar aumentam a sensação térmica na capital e interior do estado. Segundo especialistas, a previsão é de que as temperaturas passem de 40 °C nesse período.
 
Veja abaixo algumas dicas sobre como se cuidar nos períodos mais quentes: 
  • Não esquecer do protetor solar e sombrinha (guarda-sol) ao sair de casa;
  • Hidratação constante, dentro e fora de casa;
  • Toalhas úmidas e bacias com água espalhadas ajudam a aumentar a umidade;
  • Colocar soro fisiológico no nariz;
  • Combinar o ventilador com umidificador de ar;
  • Posicionar garrafa com gelo por trás dos ventiladores para refrescar o ambiente;
  • Fechar janelas onde há incidência de sol.




 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »