06/12/2022 às 15h59min - Atualizada em 06/12/2022 às 15h59min

O retorno do macaco Chico? Animal é visto destelhando casas e ‘roubando’ biscoitos no Piauí

G1
O retorno do macaco Chico? Animal é visto destelhando casas e ‘roubando’ biscoitos no Piauí — Foto: Arquivo pessoal
Um macaco-prego está chamando atenção depois que destelhou casas e entrou em algumas delas para “roubar” biscoitos na cidade de Aroazes, 160 km ao Sul de Teresina. O Ibama foi acionado e os moradores suspeitam que o animal seja o macaco Chico, que ficou famoso depois de “amolar facas” e “bater roupas” na cidade de Corrente, no extremo Sul do Piauí.
 
O macaquinho apareceu há cerca de uma semana e parece ser bastante domesticado, assim como Chico (veja vídeo da captura abaixo). Ele se aproxima das pessoas e aceita comida, embora ainda pareça um pouco assustado.



 
 
 
Desde o aparecimento dele, as autoridades da cidade e do Ibama foram acionadas. Fabiano Barbosa, veterinário do Ibama, disse que os órgãos estão trabalhando em parceria com o objetivo da captura.
 
Será necessária a marcação com a leitura do chip para identificar a origem do animal pela relação de entrada, feita no momento em que ele foi capturado pela primeira vez.
 

Destino do animal

 
Agora, o destino do macaquinho é incerto. Se for um novo indivíduo, deverá passar pelo processo de reabilitação para retorno à natureza. Se for constatado que é o mesmo animal já capturado uma vez, os biólogos terão que avaliar os procedimentos a serem adotados.

"Para definir uma possível formação de um novo grupo ou a destinação para cativeiro em instituições cadastradas nos órgãos ambientais para o manejo dos animais, tipo zoológico ou criadouro conservacionista", disse ele.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »