26/04/2023 às 11h53min - Atualizada em 26/04/2023 às 11h53min

Governo do Estado lançará programa de investimentos para os municípios

Anúncio foi feito pelo governador Rafael Fonteles em encontro com prefeitos no Palácio de Karnak.

Redação

O governador Rafael Fonteles recebeu, nessa terça-feira (25), os prefeitos de municípios dos Territórios Chapada Vale do Itaim e Vale dos Rios Piauí e Itaueira. Na oportunidade, o chefe do Executivo piauiense anunciou que em breve haverá uma reunião ampla com todos os prefeitos na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), em data a ser confirmada, onde será apresentada a edição de um programa de investimentos nos moldes do PRO Piauí, que começa a ser delineado e será executado no segundo semestre, a partir das prioridades elencadas por cada gestor municipal nos encontros que estão sendo realizados semanalmente, por grupo de prefeitos.

Um dos destaques apresentados no encontro foi o programa de telessaúde, que está sendo desenvolvido experimentalmente em Piripiri e permitirá aos municípios oferecerem consultas com médicos de oito especialidades diferentes por meio de videoconferência. O programa também prevê a construção de centros de exames, com entrega de resultados em até quatro minutos, o que pode reduzir em até 50% as internações nos hospitais regionais. As prefeituras foram convidadas a aderir ao programa.

O governador apresentou ainda o Pacto pelas Crianças do Piauí, lançado, nessa terça-feira (25), no Palácio de Karnak, que visa ao atendimento integral das crianças na primeira infância (0 a 6 anos), nas áreas da saúde, educação e assistência social.

O programa é um trabalho colaborativo entre Estado, municípios e sociedade, que deve investir e estimular essa fase da vida dos cidadãos piauienses. O Governo do Estado possibilitará mecanismos de incentivo e apoio técnico e financeiro, apoio pedagógico e diversas ações integradas, a exemplo da Carretinha da Saúde, que levará aos municípios serviços oftalmológicos, odontológicos, audiometria e fortalecerá também o programa de vacinas para o público da primeira infância.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »