06/06/2023 às 08h15min - Atualizada em 06/06/2023 às 08h15min

III Congresso das Cidades tem como tema principal a ‘Transformação Digital na Gestão Pública’

Autoridades e gestores municipais participaram na noite desta segunda-feira (05) da abertura do evento promovido pelo Grupo Cidade Verde

Redação

Autoridades e gestores municipais participaram na noite desta segunda-feira (05) da abertura do III Congresso das Cidades do Piauí, no Teresina Shopping. O evento, que segue até a próxima quarta-feira, tem como tema principal a ‘Transformação Digital na Gestão Pública’. 

O presidente do Grupo Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, deu as boas-vindas aos gestores municipais e demais participantes inscritos no evento e destacou que as temáticas debatidas durante o congresso vão resultar em avanços significativos na prestação dos serviços públicos nos municípios.

"O propósito específico é de proporcionar conhecimento, relacionamento, colaboração. A transformação digital envolve infraestrutura, envolve tecnologia. A transformação digital demanda o conhecimento, treinamento, e por isso que os serviços de aprendizagem estão presentes, mais uma vez mais nesse sentido de colaboração. A transformação digital implica em melhoria de serviços. É o cidadão no centro", destacou Jesus Filho.

A solenidade de abertura também contou com a participação do governador Rafael Fonteles, que parabenizou o grupo Cidade Verde pelo evento e pela escolha do tema. 

Fonteles defendeu o municipalismo amparado à tecnologia e ressaltou a parceria do Governo com os municípios. “A sociedade não compreende o desafio que é a gestão municipal em um país, uma federação, que concentra recursos na União Federal e que coloca todas as políticas públicas nas mãos dos estados e municípios. Precisamos colocar os recursos na ponta. Meu apoio aos prefeitos. Também quero parabenizar o grupo Cidade Verde por colocar este tema em evidência, que é a transformação digital. Educação, saúde, segurança, tudo o que você pensar, passa por uma parceria com os municípios, fazendo uso da tecnologia”, revela.

Já o superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio Cesar Filho, destacou que a transformação digital é fundamental para que os municípios apresentem soluções ágeis para facilitar o empreendedorismo. 

“O município está mais próximo da sociedade e dos que empreendem. Nesse contexto é preciso que os municípios tenham mecanismos mais ágeis para auxiliar o empreendedorismo. O Sebrae do Piauí, na busca por exercer plenamente o seu papel institucional, apresenta aqui no sistema evento o programa cidade empreendedora e seus diversos eixos de atuação”, ressaltou. 

O presidente do Conselho deliberativo do Sebrae no Piauí, Filemon Paranaguá, também discursou na abertura do Congresso das Cidades e lembrou da importância das temáticas da programação.

"É o tema mais oportuno para que possamos oferecer conhecimento aos municípios, oportunidade de estarem na vanguarda, e viver esse momento. O tempo perdido não se recupera. O avanço através da transformação digital é algo que não podemos deixar passar e este congresso se propõe a isso", ressaltou Filemon.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »