11/06/2023 às 16h36min - Atualizada em 11/06/2023 às 16h36min

Governador conhece projeto de produção de hidrogênio verde na Espanha

Em Mallorca, Rafael Fonteles reforçou o desejo de tornar o Piauí referência nacional e mundial na produção de hidrogênio verde.

Redação

O governador Rafael Fonteles esteve neste sábado (10), em Lloseta, município no centro da ilha de Mallorca, na Espanha, visitando o projeto Power to Green Hydrogen Mallorca, liderado pela Acciona Energía. O projeto é o primeiro ecossistema de hidrogênio verde no Sul da Europa.

Durante a visita, o governador reforçou que a grande meta do Piauí é instalar um projeto de hidrogênio verde e tornar o estado referência nesse tipo de combustível. O Governo do Estado já assinou Memorando de Entendimento com a Solatio, empresa espanhola referência em projetos solares, para a implantação de um projeto de hidrogênio verde no Piauí.


Visita ao projeto Power to Green Hydrogen Mallorca, na Espanha

“Estamos conhecendo e avaliando referências para implantarmos no Piauí, que está se preparando para ser um dos maiores produtores de hidrogênio verde de todas as Américas”, disse Rafael Fonteles em postagem nas redes sociais.

A Acciona, responsável pelo projeto visitado pelo governador, está presente em mais de 40 países. A empresa espanhola tem como especialidades desenvolver e gerenciar soluções de infraestrutura sustentáveis, especialmente em energias renováveis.

Ainda em fase inicial, o projeto desenvolvido tem a capacidade de produzir 300 toneladas ao ano de hidrogênio verde, produção esta que pode ter múltiplas aplicações, destacando-se inicialmente o projeto piloto de fornecimento de combustível para parte da frota de ônibus de Palma, capital da ilha de Mallorca. Atualmente, cinco ônibus da capital são abastecidos à base de hidrogênio verde.

Está previsto no plano de expansão do projeto que o hidrogênio produzido abasteça edifícios residenciais e industriais, redes hoteleiras e terminais portuários. Em escala industrial, é possível produzir itens como amônia e fertilizantes, além de usar o combustível em siderurgias.

Acompanharam o governador na visita o secretário de Governo, Marcelo Nolleto; o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida; a primeira-dama, Isabel Fonteles, dentre outros.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »