13/06/2023 às 07h06min - Atualizada em 13/06/2023 às 07h06min

Semarh alerta para baixa umidade do ar em vários municípios da região Extremo-Sul estado

Redação

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí – SEMARH/PI emitiu, hoje (12), Boletim de Alerta Crítico de Baixa Umidade Relativa do Ar para diversos municípios do Piauí, em especial as cidades localizadas na região de Floriano, São Raimundo Nonato e Picos.

O fenômeno é causado por uma massa de ar seco que atingiu a região Sul do Piauí.

De acordo com dados do monitoramento nacional realizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e tratados pela equipe técnica da SEMARH/PI, desde o dia 30 de maio algumas cidades do Piauí vem apresentando médias de umidade relativa do ar abaixo de 30%. 

Nos municípios de Valença do Piauí, Alvorada do Gurguéia, Picos, Paulistana, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Bom Jesus do Piauí, Gilbués, Corrente, Canto do Buriti e Uruçuí estão com probabilidade atingir índices de umidade relativa do ar abaixo de 30%.

O boletim alerta que a baixa umidade do ar representa perigo à saúde humana e, ainda, representa risco para a ocorrência de problemas ambientais, como as queimadas.

Para contornar esses problemas, a Semah orienta que se aumente a ingestão de líquidos, sobretudo em idosos e crianças; se evite a exposição solar nos horários mais quentes do dia; e se utilize mecanismos para umidificar o ambiente, com o uso de toalhas molhadas ou aparelhos umidificador. Para evitar queimadas, a Semah orienta que se evite o uso do fogo em locais com resíduos que possam iniciar e propagar fogo, tal como em áreas com vegetação rasteira e seca, áreas de floresta e áreas com resíduos sólidos e lixo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »