12/07/2023 às 10h48min - Atualizada em 12/07/2023 às 10h48min

Defesa Civil discute a ampliação de núcleos de brigadas no Piauí

A meta é formar e capacitar 20 núcleos de combate a incêndios florestais no estado este ano.

Redação

Representantes da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec), realizaram nesta terça-feira (11), uma visita ao município de Valença do Piauí, onde se reuniram com integrantes da Brigada Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Rural e o vice-prefeito do município, Rubens Alencar. O objetivo foi  dialogar sobre a ampliação dos núcleos de brigadas no estado, bem como discutir ações de prevenção às queimadas neste período de estiagem.

Segundo o chefe do Núcleo de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros, Kleber Soares, o intuito do encontro é estender o modelo da Brigada Municipal de Valença para outros municípios. “Viemos conhecer a estrutura  e a organização da brigada e o nosso intuito é justamente levar esse modelo até outras cidades para que possamos ter um número maior de brigadas em cada município do estado. Sabemos que infelizmente já é recorrente esse período de estiagem, então acreditamos ser necessário conhecer as potencialidades de cada município para estarmos dando um suporte no sentido preventivo”, ressaltou o gestor.

Ainda de acordo com Kleber, a meta é capacitar 20 núcleos de brigadistas no Piauí. “Vamos fortalecer, formar e capacitar 20 núcleos de brigadistas de combate a incêndios florestais para este ano de 2023. Queremos atingir principalmente aqueles municípios que tiveram um número muito grande de incêndio nos últimos anos”, afirmou Kleber.

Para o coordenador de Prevenção e Mitigação da Sedec, Ramon Rodrigues, a Brigada Municipal de Valença do Piauí realiza um trabalho de referência para o estado. “Pretendemos implantar esse modelo em outros municípios. Fizemos um esboço do Plano Estadual de Combate e Prevenção às Queimadas, junto a Semarh, Corpo de Bombeiros e outros órgãos, e esse material deverá ser lançado este ano para que possa ser trabalho como um padrão de ações para os municípios”, finalizou o coordenador.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »