07/08/2023 às 13h44min - Atualizada em 07/08/2023 às 13h44min

Seminário sobre a primeira infância é realizado em São João do Piauí

O evento conta com a participação de técnicos e gestores de 23 municípios piauienses, num total de 260 pessoas inscritas.

Redação

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), em parceria com o Pacto pelas Crianças do Piauí, realiza, nesta quinta-feira (3) e sexta-feira (4), na Secretaria Municipal da Educação, em São João do Piauí, o II Seminário Descentralizado da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas). O evento conta com a participação de técnicos e gestores de 23 municípios piauienses, num total de 260 pessoas inscritas.

Além da elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância, estão sendo realizadas oficinas com a participação de representantes dos municípios. Os temas discutidos foram: mortalidade materno infantil, segurança, vigilância alimentar, nutricional, assistência social, família e criança.

A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, falou sobre a descentralização das UTIs. ‘’Nós queremos criar um pacto para diminuir a mortalidade infantil no estado, daí a  importância da descentralização das UTIs, já que muitas mães morrem no trajeto para Teresina, principalmente aqui na região sul. Então, temos que pensar nessa logística de transporte, com a descentralização”, ressaltou Isabel.

O segundo dia do seminário será focado em treinamentos específicos, com duas oficinas, uma delas para os técnicos que trabalham nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS). A outra será voltada para supervisores e visitadores do programa Criança Feliz.

‘’Esse seminário é muito importante para o nosso município, pois mostra que devemos seguir com as ações voltadas para a primeira infância, é algo que vem a engrandecer ainda mais a nossa região, alertando cada município sobre a responsabilidade de estar buscando ações para a primeira infância’’, comentou a presidente do Conselho da Criança e do Adolescente de São João do Piauí, Eulália de Oliveira.

Serão realizados mais 5 seminários, para fortalecer e melhorar o plano. O próximo será realizado nos dias 24 e 25 de agosto, em Teresina.

Fonte: Sasc

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »