15/08/2023 às 09h10min - Atualizada em 15/08/2023 às 09h10min

Em Harvard, Rafael firma parceria para ampliar inteligência artificial na saúde

O acordo prevê a transferência de conhecimento e tecnologia voltada à produção de laudos médicos, para agilizar o atendimento através do programa Saúde Digital, implantado no Piauí

Redação

O governador Rafael Fonteles firmou nesta segunda-feira (14), nos Estados Unidos, uma importante parceria no campo da inteligência artificial, com a Universidade Harvard, uma das instituições de ensino mais importantes do mundo. O acordo prevê a transferência de conhecimento e tecnologia voltada à produção de laudos médicos, para agilizar o atendimento através do programa Saúde Digital, implantado no Piauí.

Nas redes sociais, Rafael divulgou um vídeo onde conversa com o médico brasileiro Bernardo Bizzo, que é diretor Departamento de Radiologia do Massachusetts General Hospital, o hospital-escola de Harvard. O profissional desenvolve pesquisas direcionadas à implementação de ferramentas de inteligência artificial na prática clínica da radiologia.

“O Piauí implanta seu sistema de saúde digital, em que busca fazer laudos mais rapidamente, para ajudar os médicos a fazerem o diagnóstico. O foco principal é cuidar das pessoas na hora certa e a um menor custo possível ao estado, para que possamos cuidar de mais gente” ressalta Fonteles na publicação.

A Universidade Harvard fica na cidade de Cambridge, estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. É uma das mais prestigiadas universidades do mundo. A comitiva piauiense fez uma visita técnica ao Data Science Office para conhecer o trabalho de Bizzo e da equipe que ele coordena. O médico PhD também é professor da instituição.

“É um prazer imenso recebê-lo aqui e compartilhar um pouco do trabalho que a gente tá fazendo com inteligência artificial aqui em Harvard. É um prazer poder contribuir com nosso país e espero que seja apenas o começo de uma parceria de sucesso” declarou Bizzo.

Os integrantes da Integra Saúde Digital, João José Alencar e Rafael Figueroa, acompanharam a reunião em Harvard. A empresa comanda a experiência piloto do Saúde Digital, em curso no município de Piripiri.

Primeira Infância

Ainda em Cambridge, Rafael Fonteles e a primeira-dama Isabel Fonteles, participaram na noite desta segunda-feira, do coquetel de abertura do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, uma iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard. O foco é engajar lideranças na elaboração de iniciativas que promovam o desenvolvimento pleno das crianças entre 0 e 6 anos no Brasil.

Cidades Inteligentes

Mais cedo, Rafael Fonteles teve outras agendas nos Estados Unidos, buscando parcerias em diversas áreas para implementar novas experiências no Piauí. Em Boston, teve reunião com o prefeito em exercício, Yusufi Vali, para discutir e conhecer as boas práticas na gestão da cidade.

O governador busca ainda, cooperação para implementação de programas de “Smart Cities” no Piauí, um modelo de cidade que integra produção de energia, tecnologia, serviços e financiamentos para dinamizar o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população.

Energia Limpa

Em Stoughton, Massachusetts (EUA), Fonteles se encontrou com representantes da companhia Verde Hydrogen, startup americana que produz eletrolisadores, componentes essenciais na geração de hidrogênio verde. A missão visa firmar parcerias e estabelecer conexões entre investidores e produtores.

Intercâmbio Educacional

O governador do Piauí teve ainda uma agenda onde assinou um memorando de entendimento (MoU) com a Universidade Estadual de Framingham (Framingham State University – FSU), a primeira universidade pública dos EUA. O acordo possibilita o intercâmbio de professores e alunos da rede pública do Piauí para participarem de programas de extensão em Framingham.

Além disso, o MoU formaliza a cooperação e troca de experiências entre a universidade e o Governo do Estado nas áreas de transformação digital e transição energética.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »