21/08/2023 às 16h45min - Atualizada em 21/08/2023 às 16h45min

Governador assina termos de cooperação com a Amazon para desenvolvimento tecnológico do Piauí

Os termos vão melhorar a capacidade da gestão digital do Governo do Piauí, além de criar um ambiente de inovação tecnológica para o estado.

Redação
Portal Corrente

O Governo do Estado do Piauí e a Amazon Web Services (AWS) assinaram nesta segunda-feira (21/08), na nova sede da Amazon em Washington D.C., um acordo de colaboração para a criação do Centro de Competência para Transformação Digital no estado, com o objetivo de impulsionar a capacitação profissional em habilidades digitais. O centro terá como foco três públicos-alvo: população, servidores públicos e startups, com os quais trabalhará os pilares de empregabilidade, transformação digital e empreendedorismo.
 

“Mantivemos na manhã desta segunda-feira (21) uma reunião muito positiva na sede da Amazon, em Washington D.C, onde discutimos estratégias colaborativas que vão ajudar na transformação digital no estado do Piauí no fomento ao nosso ecossistema de inovação, bem como, nas nossas estratégias de governo digital. Estou muito feliz com o Memorando de Entendimento aqui assinado e, brevemente, estaremos detalhando todas os bons resultados decorrentes do que se discutiu neste profícuo encontro com executivos da AWS”, conta Rafael Fonteles, Governador do Piauí.
 

“O avanço das novas tecnologias exige uma rápida adaptação dos órgãos públicos, universidades, empresas e trabalhadores, que podem contar com o apoio da AWS em suas iniciativas de capacitação profissional”, diz Paulo Cunha, diretor geral para o Setor Público da AWS no Brasil. “Quanto mais preparados estivermos, melhores serão a qualidade de vida, a renda da população, a competitividade das empresas e o nível dos serviços públicos.”
 

A iniciativa inclui a oferta de programas de treinamento da AWS, como o programa AWS Academy, que fornece às instituições de ensino superior um currículo de computação em nuvem gratuito, apoiando os educadores no ensino desta tecnologia, uma das habilidades mais exigidas atualmente pelo mercado de trabalho. Mais de 350 instituições de ensino do país já utilizam o AWS Academy.
 

Também serão oferecidas vagas no AWS re/Start, um curso de desenvolvimento de competências e treinamento destinado a preparar indivíduos para carreiras de nível inicial na nuvem e os conectar com potenciais empregadores. Não é exigido conhecimento prévio em tecnologia e o programa é focado em desempregados, subempregados e pessoas em transição de carreira.
 

Para qualificar os servidores estaduais a trabalhar com a nuvem, serão oferecidos três programas: o GovExecEd, voltado a executivos seniores para que ganhem a confiança e a experiência necessárias para liderar com sucesso a transformação digital; o AWS DigiSeries, que apresenta os conceitos de computação em nuvem e sua proposta de valor, casos de uso e diferentes tipos de serviços para os servidores responsáveis por implementar decisões relacionadas com TI; e por fim os workshops virtuais sobre inovação em nuvem, tendo como público-alvo os profissionais de TI.
 

Já as startups do Piauí poderão se candidatar a receber créditos para o uso da nuvem AWS, suporte e treinamento técnico gratuito para ajudar no crescimento da empresa por meio do programa AWS Activate. Centenas de startups já se beneficiaram do programa em todo o mundo, entre elas o Nubank, o iFood e o AirBnB.
 

A AWS investe em treinamento gratuito em habilidades de computação em nuvem com a meta de qualificar 29 milhões de pessoas até 2025 em todo o mundo. Até o momento, já foram treinadas mais de 13 milhões de pessoas globalmente e 500 mil no Brasil.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »