24/08/2023 às 20h23min - Atualizada em 24/08/2023 às 20h23min

Seminário sobre a primeira infância reúne 350 participantes em Teresina

A elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância foi um dos assuntos discutidos na abertura do evento, nesta quinta-feira (24).

Redação

Cerca de 350 pessoas, de 42 municípios piauienses dos territórios Entre Rios e Planície Litorânea, participaram, nesta quinta-feira (24), da abertura do III Seminário Descentralizado da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas), no Diferencial Buffet, em Teresina. Os secretários de Estado da Saúde (Sesapi), Antônio Luiz; da Educação (Seduc), Washington Bandeira; e da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Regina Sousa, estiveram presentes. O evento segue até amanhã com oficinas temáticas de trabalho, de 8h às 12h.

O seminário é realizado pela Sasc, Pacto pelas Crianças do Piauí e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Saúde (Sesapi), Defensoria Pública do Piauí (DPE) e as Secretarias Municipais da Assistência Social.

A elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância, que tem como foco direcionar as diversas ações do Estado durante os próximos quatro anos, foi um dos assuntos discutidos no primeiro dia do seminário.  A palestrante do Ministério da Saúde, Sônia Venâncio, abordou a importância das ações e do investimento público na primeira infância. Já a representante da Secretaria Nacional da Assistência Social (SNAS), Rosa Sousa, apresentou o reordenamento do Programa Criança Feliz, que passa agora a se chamar Primeira Infância no Suas/Criança Feliz.

Neste primeiro dia de seminário, aconteceram também debates, subgrupos de trabalhos e apresentações de discussões, com contribuições dos 42 municípios presentes.

A superintendente da Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga, destacou a importância de discutir a realidade de cada território, os anseios da população e as dificuldades na implementação dos programas devido a alguns entraves. “Temos dois territórios, cada qual com uma realidade local, alguns têm dificuldades e é importante destacar. Por isso, é necessário estar mais próximo dessas cidades. Temos um eixo da formação do Programa Criança Feliz. Estamos com vários palestrantes que vieram dos Ministérios da Saúde e da Assistência Social, para trabalhar conosco,’’ comentou a superintendente.

O seminário busca aproximar gestores, técnicos e a sociedade civil para o diálogo do enfrentamento das dificuldades. “ Quando se une a assistência social, a saúde e a educação, temos uma força-tarefa no atendimento ao nosso público prioritário, que é a criança de 0 a 6 anos. Nosso objetivo é realizar oito seminários territoriais, para dialogarmos com as equipes municipais,’’ ressaltou Janaína.

A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, afirmou a importância dos seminários para pactuar com os 224 municípios do estado do Piauí a priorização das ações para o público da primeira infância. “O envolvimento dos gestores municipais e das equipes técnicas faz a diferença no atendimento às nossas crianças. O Plano Estadual da Primeira Infância irá nortear nossas ações voltadas para elas. Em dezembro teremos as propostas compiladas e organizadas,” explicou a coordenadora.

Isabel destacou ainda: ‘’Não é um plano imposto, é um plano construído com todos aqueles que entendem e que vivem diariamente os desafios de levar essas políticas públicas até os assistidos e eu tenho certeza de que será um plano que contemplará o que há de melhor em políticas para os pequenos cidadãos piauienses”.

Para a secretária da Sasc, Regina Sousa, quanto mais se disseminar conhecimento a respeito dos programas, dos direitos e da utilização dos recursos públicos, se alcançará a qualidade no atendimento às nossas crianças. “É preciso a união de esforços e compromisso de todas as áreas para garantirmos um melhor futuro para os pequeninos”, frisou a secretária.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »