28/08/2023 às 06h56min - Atualizada em 28/08/2023 às 06h56min

Governo retoma obras de pavimentação na Serra do Quilombo

De extrema importância para o escoamento da produção agrícola do estado, o trecho tem 1,7 km de extensão

Redação

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), retomou recentemente as obras de implantação e pavimentação asfáltica de novo acesso viário na Serra do Quilombo, em Bom Jesus. O trecho, de extrema importância para o escoamento da produção agrícola do estado, tem 1,7 km de extensão e liga a BR-135 (Palestina) ao entroncamento com a BR-392. No local, estão sendo investidos mais de R$ 16 milhões, oriundos de convênio entre a Setrans e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). A conclusão está prevista para novembro deste ano.

Nesta quarta-feira (23), o secretário Jonas Moura esteve no local vistoriando o andamento dos trabalhos.  Ele foi acompanhado pelos prefeitos de Bom Jesus e de Currais, Nestor Elvas e Raimundo Sobrinho, respectivamente, por produtores agrícolas da região e por técnicos da construtora responsável e da Setrans.

A intervenção vai permitir que a safra de grãos produzida na região dos cerrados piauienses seja transportada com mais agilidade e segurança, pois com a conclusão dos serviços, a inclinação da pista, que hoje é de 17%, será reduzida para 8%. Além disso, o trecho será alargado e a pista de rolamento contará com três faixas.

“O maior problema desse trecho é realmente a inclinação. Como a Serra é muito íngreme, as carretas acabam tendo algum problema mecânico na subida ou se envolvendo em acidentes. Esses fatores geram engarrafamentos e atrapalham o escoamento do que é produzido nessa região. O trabalho de rebaixamento que está sendo feito na Serra diminuirá a inclinação, facilitando a subida. Isso, em conjunto com a pista mais larga, vai gerar mais segurança no transporte da produção e das pessoas que transitam por essa região”, disse o secretário dos Transportes, Jonas Moura.

O prefeito de Bom Jesus, Nestor Elvas, mostrou entusiasmo com o andamento da obra e destacou o empenho do Governo do Estado para a liberação dos recursos para a retomada dos serviços.

“Essa é uma obra bastante cobrada, pela importância que tem para o carregamento de grãos não só de Bom Jesus, mas de toda a região do Gurguéia. Agora ela está em pleno andamento. Quero agradecer ao governador Rafael Fonteles e ao secretário Jonas Moura pelo empenho. Estivemos juntos em Brasília cobrando a liberação dos recursos para que ela fosse reiniciada. Agora esperamos que os serviços sejam concluídos em tempo recorde, em benefício do agronegócio do Piauí”, ressaltou o prefeito.

Para o produtor agrícola Arleano Piovesan, a obra vai mudar a realidade da região. “Esse é um trecho pelo qual passamos todos os dias. Por ele, é transportada quase toda a produção dos cerrados. Quando uma carreta ‘quebra’, se formam filas quilométricas, atrapalhando o escoamento. Com a obra concluída, não teremos mais esses transtornos e a produção será escoada com a agilidade que desejamos”, disse o produtor.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »