13/09/2023 às 18h32min - Atualizada em 13/09/2023 às 18h32min

Governador promove 508 policiais penais e entrega viaturas para sistema penitenciário

Rafael Fonteles destacou que essa foi a maior promoção da história da Secretaria de Justiça

Redação
Promoção dos Policiais Penais da Secretaria de Justiça e entrega de viaturas (Fotos: Gabriel Paulino)

O governador Rafael Fonteles realizou, nesta quarta-feira (13), no Palácio de Karnak, a maior promoção da história da polícia penal do Piauí. Foram promovidos 508 profissionais, durante solenidade que marcou os 40 anos da Secretaria de Estado de Justiça. Na ocasião, o governador ainda entregou à pasta sete viaturas.

“Estou muito feliz de participar dos 40 anos da Sejus num momento histórico, em que fizemos a maior promoção da história”, afirmou o governador, que destacou também a importância do Estado em garantir a ressocialização dos detentos. Para ele, a educação e o emprego ajudam a reintegrar essas pessoas à sociedade. “Determinei ao secretário de Justiça que todas as unidades penais do Piauí ofereçam estudo ou trabalho aos detentos, para que a gente consiga, em parte, a ressocialização deles”, disse Fonteles.

Ao entregar as viaturas, Rafael destacou que os veículos só puderam ser adquiridos graças à liberação de recursos do Fundo de Segurança Pública. “O ministro da Justiça, Flávio Dino, e o presidente Lula destravaram recursos do Fundo tanto para uso da Secretaria de Segurança e também da Secretaria de Justiça”, frisou o governador.

As viaturas tiveram um investimento de R$ 1.518.000,00 e são fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O secretário de Justiça, Carlos Augusto, afirmou que o Governo vai ampliar o número de vagas nas unidades penais do Piauí. Além de reforma em todos os presídios, será construída uma penitenciária no município de Buriti dos Lopes, próximo ao litoral do Piauí. “É importante a ampliação de vagas para toda a segurança pública, visto que as penas são cumpridas nas penitenciárias”, disse o secretário.

Atualmente, a Secretaria da Justiça custodia cerca de seis mil pessoas privadas de liberdade em 17 unidades penais. Além disso, desenvolve e executa programas de ressocialização dos presos e estratégias de ampliação de oferta de ensino em suas diversas modalidades, expandindo vagas de emprego por meio da implantação e ampliação de oficinas de trabalho, qualificação profissional e expansão de parcerias no âmbito do sistema prisional.

Ainda na solenidade, o governador entregou troféus a diversas personalidades e instituições do Piauí que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento do sistema penitenciário local.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »