23/09/2023 às 21h58min - Atualizada em 23/09/2023 às 21h58min

Piauí conquista o 1º lugar do país em evolução no Ranking Siconfi

Além de receber o troféu "Qualidade da Informação Contábil e Fiscal", o Piauí também recebeu o Selo do Tesouro Nacional por obter nota A em qualidade da informação contábil e fiscal.

Redação
O Estado do Piauí recebeu do Tesouro Nacional o Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal por melhor grau de evolução do país no Ranking do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi 2023). A solenidade aconteceu na última quinta-feira (21/09), no auditório do Ministério da Fazenda (bloco P), Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

Na ocasião, o secretário estadual da Fazenda, Emílio Júnior, e o diretor da Unidade de Controle Contábil, Bruno Cardoso, receberam a premiação das mãos do secretário do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda do Brasil, Rogério Ceron de Oliveira.

“Dedico esse prêmio a todos os servidores da Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí, especialmente do Tesouro Estadual, pelo esforço e comprometimento com o desenvolvimento do Estado do Piauí. Também agradeço ao governador Rafael Fonteles, pelo apoio e confiança na equipe da Fazenda. Esse reconhecimento nacional deixa-nos muito felizes, porque o objetivo maior é que essa informação possa se tornar mais transparente e útil para a sociedade”, disse o secretário Emílio Júnior. 

O superintendente do Tesouro Estadual, James Lane Sousa, também prestigiou a premiação ao Estado do Piauí, em Brasília. Ele agradeceu o trabalho e dedicação de toda a equipe, ressaltando a importância do resultado da evolução para o Estado, porque além de permitir maior controle social da aplicação dos recursos públicos, esse avanço também é importante para atração de novos investimentos para o Piauí.

“E essa análise ainda será utilizada para fins de apuração e análise da Capacidade de Pagamento do Estado, caso o mesmo queira, por exemplo, solicitar recursos de operações de crédito ou empréstimos para realizar novos investimentos para desenvolver o Piauí e melhorar a qualidade de vida da população”, explica James Sousa.
Vale ressaltar que os entes são premiados por terem obtido a maior evolução de um ano para o outro. Na categoria Estados e Distrito Federal, apresentaram maior grau de evolução: o  Piauí (1º lugar), com aumento de 7,22 pp nos acertos; Rondônia (2º lugar), com aumento de 7,15 pp; e Minas Gerais (3º lugar), com aumento de 7,04 pp. 
tesouro6.jpg

tesouro6.jpg

O Piauí também foi premiado como o Selo "QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL E FISCAL - 2023" por ter obtido nota A (Aicf) no Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF) no Siconfi. No ranking geral, conquistou o 8º lugar entre todos os Estados do país, obtendo o percentual de 95,55%.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »