26/03/2014 às 18h18min - Atualizada em 26/03/2014 às 18h18min

Piauí alcança índice recorde de vacinação contra aftosa com 98,75

O relatório foi divulgado nessa quarta-feira (26) pelo diretor-geral da Adapi, José Antônio

CCOM

Nunca antes na história do Piauí se alcançou índices tão altos de vacinação de rebanho contra a aftosa. Este ano, o resultado foi recorde, apenas na primeira etapa de vacinação, 98,75 % do gado do estado foi vacinado, o que significa que 1.656,487 do rebanho total de bovídeos estão protegidos da aftosa.

O relatório da campanha de vacinação foi divulgado nessa quarta-feira (26), pelo diretor-geral da Agência Agropecuária do Piauí (Adapi), José Antonio. Os resultados comprovam que a cobertura vacinal só cresce a cada etapa realizada. Em todo o estado, 79 municípios atingiram a meta de 100% da cobertura vacinal e de acordo com o diretor, o resultado foi surpreendente e se deve ao grande investimento do governo a causa e também, ao desempenho dos criadores.

“Tivemos a maior cobertura vacinal dos últimos tempos, atingimos um índice excelente que garante a segurança e a qualidade dos nossos animais. E todo esse resultado, se deve à grande estruturação da agência, pois hoje nos tornamos uma das melhores do Brasil, e também, aos nossos produtores, que estão conscientes e fazem sua parte, vacinando o rebanho no prazo previsto”, ressaltou.

Nos últimos anos, os resultados foram surpreendentes. Na primeira etapa de 2011, mais de 95% do rebanho foi vacinado, já na segunda etapa, o número subiu para mais de 97%. Em 2012, os números continuaram a crescer, na primeira etapa de realização da campanha, o Piauí atingiu mais de 96% do rebanho e em 2013, apenas na primeira etapa, 97,15% do rebanho foi atingido e na segunda, 97,59% receberam as vacinas.

De acordo com o diretor, o próximo passo a ser dado diz respeito à certificação internacional do Piauí em área livre de aftosa.  O evento de certificação acontecerá em Paris,  de 27 a 30 de maio.

“Esse certificado proporcionará para o criador de gado a exportação de seu rebanho para outros países, com a garantia de uma carne segura para o consumo. O resultado da campanha já foi encaminhado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária à Organização de Saúde Animal  e até o fim de maio estaremos com esse certificado em mãos”, disse.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »