31/10/2023 às 11h30min - Atualizada em 31/10/2023 às 11h30min

No Japão, governador discute potencial do Piauí no agronegócio e em energias renováveis

Redação

Depois de assinar acordo com empresa japonesa para a realização de estudos visando à implantação de um projeto de energia éolica offshore no litoral do Piauí, o governador Rafael Fonteles foi até a sede da Agrex, subsidiária do Grupo Mitsubishi, nesta segunda-feira (30), em Tóquio, no Japão. Durante o encontro, o governador apresentou as potencialidades do Piauí nas áreas do agronegócio, mineração e energias renováveis.

O Grupo Mitsubishi, com atuação em 20 estados brasileiros, está em processo de transição energética, com a meta de atingir 100% de descarbonização até o ano de 2050. O grupo criou, em abril deste ano, uma companhia dedicada exclusivamente a projetos de amônia e hidrogênio. Diante disso, o grupo se mostrou interessado em compreender os projetos do Estado e iniciar discussões, durante o encontro com o governador e sua comitiva.

O governador falou, em suas redes sociais, da importância do encontro. "O Grupo Mitsubishi atua em diversas áreas, como energia, metais, máquinas, produtos químicos e alimentos, dentre outras. Sabendo dessa grande variedade de experiências, resolvemos apresentar alguns dos nossos projetos em algumas dessas áreas e discutir possíveis parcerias e investimentos, que poderão resultar em mais emprego e renda para a nossa população", afirmou.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, afirmou que as discussões tiveram como enfoque principal os estudos de projetos de terminais de amônia, fertilizantes e grãos no Piauí. "Pudemos apresentar as nossas ideias e projetos a eles. Notamos da Mitsubishi um grande interesse em nos ajudar com estudos e trabalhos em conjunto, que trarão grandes benefícios ao nosso estado", disse Victor Hugo.

Sumitomo Corporation

O governador Rafael Fonteles se reuniu, ainda, com representantes da Sumitomo Corporation. Na oportunidade, o gestor apresentou o projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba, o Porto de Luís Correia e discutiu investimentos no setor do agronegócio.

A Sumitomo Corporation atua em todo o mundo, incluindo o Brasil, onde está presente nas áreas do agronegócio, mineração, energia e logística. Durante o encontro com a empresa japonesa, o governador apresentou as potencialidades do Piauí na área do agronegócio.

"Teremos, a partir do Porto de Luís Correia, uma grande porta de entrada e saída de produtos agrícolas. Portanto, tivemos uma reunião de aproximação e de discussão sobre uma parceria, onde saímos dela com uma boa perspectiva de investimentos no Piauí voltados para a área do agronegócio", finalizou o governador.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »