01/11/2023 às 15h39min - Atualizada em 01/11/2023 às 15h39min

Acadêmicos de Pedagogia da UESPI visitam Museu Mãe Iracema e participam de palestra com o professor Edilson de Araújo Nogueira

Viviane Setragni
Portal Corrente
Os acadêmicos do I bloco do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) do Campus Corrente participaram de uma visita ao Museu Mãe Iracema nesta quarta-feira, 1º de novembro. Acompanhados pela professora Dra. Raimunda Maria da Cunha Ribeiro, os estudantes conheceram as dependências do museu e participaram de uma palestra com o professor,  historiador e escritor Edilson de Araújo Nogueira, dentro da disciplina História da Educação.

Segundo a professora, Edilson falou sobre a história da educação no município de Corrente, desde os primeiros educadores até o presente. "Ele destacou o papel do antigo Instituto Batista Industrial (IBI), hoje Instituto Batista de Corrente (IBC), e do antigo Ginásio São José, hoje Colégio Mercedario São José, na educaçãoe na cultura local e regional. Destacou também Corrente como Capital da Cultura e o papel das instituições de ensino superior para o desenvolvimento do Sul do Piauí", descreveu a professora.

 
Idealizador e fundador do seu próprio museu, o Museu Corrente, Edilson dedicou parte de sua vida a resgatar objetos e registros históricos relacionados ao passado de Corrente e de toda a região, o que lhe conferiu a expertise para falar com autoridade sobre o assunto.

Museu Mãe Iracema

Inaugurado em janeiro de 2019, o Museu Mãe Iracema foi construído pela familia Barros, descendentes de Sebastião de Souza Barros e Iracema Barros. Abriga em seu acervo uma coleção de artes sacras que conta com mais de 5 mil peças, doadas pelo Professor Sebastião Cavalcante Barros e outros membros da comunidade correntina. 

Está localizado na Rua Getúlio Vargas, próximo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, com entrada pelo antigo casarão onde residiu Maria Germana Pacheco e nasceram e cresceram seus filhos João, Luiza (Lili), Iracema e Joaquina (Joaquininha), hoje restaurado e funcionando como recepção do museu e da biblioteca. Nas novas e modernas instalações, construídas sob os auspiciosos dos filhos de Sebastião e Iracema Cavalcanti Barros, funcionam o museu e a biblioteca

Possui uma estrutura moderna, com acessibilidade, e conta com pinacoteca, biblioteca, sala de reuniões, salas para minicursos, videoteca, sala de leitura, banheiros, cantinas, salas de restauração e loja de produtos artesanais feitos por artistas correntinos.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »