03/11/2023 às 13h59min - Atualizada em 03/11/2023 às 13h59min

Governador conhece política de segurança da Coreia do Sul e firma parcerias na área de energias e educação

Rafael Fonteles destacou que vários investimentos serão feitos no Piauí após acordos com empresas da China, Japão e Coreia do Sul.

Redação

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, conheceu, nesta sexta-feira (3), a Política de Segurança Pública da Coreia do Sul. Com isso, o gestor encerra a missão internacional do Governo do Estado à Ásia, iniciada no dia 20 de outubro. Além da Coreia, o chefe de Executivo piauiense e comitiva estiveram na China e no Japão, conhecendo experiências desses países e em busca de investimentos para o Piauí.

Rafael destacou os vários acordos para investimentos no Piauí, nas áreas de educação, tecnologia, hidrogênio verde e segurança pública. “Tivemos experiências muito importantes, com entidades governamentais e empresas. Estamos muito seguros que teremos muitos investimentos no estado do Piauí. Vamos também adotar no nosso estado modelos que deram certo nos países em que visitamos”, comentou Fonteles.

Na Coreia do Sul, o governador e o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, visitaram a sede Polícia Metropolitana de Seul e viram de perto como funciona o sistema de segurança no país, que tem baixíssimos índices de violência urbana.

Os gestores destacaram que o país asiático usa fortemente a tecnologia no combate à criminalidade. “A tecnologia surge como uma grande aliada, porque oferece soluções inteligentes e possibilita a integração das ações de prevenção e combate ao crime, como o serviço de atendimento de chamadas de emergência e a vigilância do trânsito”, afirmou Rafael.

Fonteles também destacou a importância da educação e da integração com outros poderes, como Legislativo e Judiciário, na prevenção à violência. Por isso, também fizeram parte da viagem à Ásia deputados estaduais e o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida.



“Educação, tecnologia e integração são nossas prioridades. Por isso, estamos investindo em equipamentos de ponta, na formação dos nossos jovens e trabalhando em conjunto com todos os poderes para lidar com esse problema complexo que é a segurança pública”, disse o governador.

Ainda na Coreia do Sul, a comitiva piauiense teve encontro com executivos da Hydrogen Convergence Alliance (H2Korea), um órgão consultivo público-privado criado para promover e desenvolver a indústria do hidrogênio verde. “A Coreia está muito avançada nessa transição energética, apostando muito no hidrogênio de baixo carbono”, explicou Rafael.

Na ocasião, o governador assinou um memorado de entendimento (MoU) para futuros investimentos na produção de hidrogênio verde no Piauí. Rafael Fonteles frisou ainda que o presidente da H2Korea, Jaedo Moon, também preside a Aliança Global, que envolve mais de 20 associações de países voltadas para o hidrogênio verde. “Então, mais um passo dado nessa nossa trajetória de explicar o potencial do Piauí para a indústria do hidrogênio verde”, explicou o gestor.

Finalizando a viagem na Coreia do Sul, o governador também assinou outro MoU com o Vocational College para adoção, nas escolas públicas do Piauí, do modelo de ensino do país asiático, na área de inovação tecnológica . "A Coreia passou por uma grande revolução educacional e tecnológica nas últimas décadas, com resultados que transformaram o país numa das grandes potências econômicas do mundo", comentou Rafael Fonteles.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »