30/11/2023 às 16h08min - Atualizada em 30/11/2023 às 16h08min

Pela primeira vez a produção do cerrado estará presente na Expoapi

Agro piauiense levará à 72ª Expoapi mais oportunidades de negócios

Viviane Setragni
Portal Corrente
Inicia no dia 3 (domingo) e vai até o dia 10, a 72 ª edição da Expoapi (Exposição Agropecuária do Piauí). Pela primeira vez a Feira, realizada pelo Governo do Piauí, através da Seagro (Secretaria do Secretaria de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural), contará com a participação de representantes do setor produtivo do cerrado Piauiense. Através da Aprosoja Piauí (Associação de Produtores de Soja do Piauí) o setor pretende apresentar na Expoapi, entre outras coisas, as oportunidades de negócios na região mais produtiva do Piauí. 
 
“Estamos levando os grandes grupos, inclusive as novidades, as indústrias que estão se consolidando na região. Então, assim, é a primeira Expoapi aí que vai abraçar, de fato, o Piauí, toda a parte de pecuária e lavoura do Estado. Então, para mim é muito significativo o que a Seagro tá fazendo e a gente comemora esse evento e estamos levando também, inclusive, várias pessoas para fechar negócios e estimular os negócios feitos na feira”, afirma o presidente da Aprosoja Piauí, Alzir Neto.

Para o secretário Fábio Xavier a presença dos produtores do sul do Piauí é um componente novo que agrega grande valor ao evento. Segundo ele, um dos pontos altos do evento será o intercâmbio entre os setores que a presença do setor produtor de grãos traz ao evento. “Vamos fazer uma integração dos produtores de grãos com os produtores da proteína, da carne Precisamos colocar esse pessoal para trabalhar junto”, afirma.


Piauí tem potencial para o grande circuito de feiras do Brasil 

A análise do secretário Fábio Xavier corrobora com a expectativa do setor de que na safra 23/24, pela primeira vez o Piauí supere a marca de 1 milhão de hectare, plantando 1 milhão e 72 mil hectares de soja. Atualmente, a maioria dessa produção é exportada. O Piauí é um dos últimos estados do Brasil a incluir este setor no circuito de grandes feiras realizadas. 

Em todo o país a previsão de movimentação de negócios com a realização de feiras agropecuárias é de mais de R$ 50 bilhões. O dado leva em conta o movimento das cinco maiores feiras do setor, que já reúnem toda a cadeia produtiva, ciclo que só agora começa no Piauí. São elas a Agrishow, em Ribeirão Preto, São Paulo, Show Rural Coopavel em Cascavel no Paraná,a  Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque no Rio Grande do Sul, a Tecnoshow Comigo em Rio Verde, Goiás e a Bahia Farm Show em Luís Eduardo Magalhães. 

Com a instalação de agroindústrias no cerrado do Piauí e a inclusão do setor produtivo no circuíto, o potencial do Piauí pode ganhar expressividade nacional e atrair mais investimentos. Esta é a perspectiva dos produtores do cerrado e da Aprosoja Piauí.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »