19/12/2023 às 09h09min - Atualizada em 19/12/2023 às 09h09min

Formosa do Rio Preto terá uma das maiores feiras do agro na Bahia em 2024

Lançamento da segunda edição da AgroFormosa contou com a presença de autoridades e representantes do setor, foi transmitido ao vivo para o todo o país e acompanhado por centenas de espectadores em um dos maiores canais dedicados ao agro.

Portal do Cerrado

A grandiosidade de Formosa do Rio Preto, na Bahia, esteve representada na última sexta-feira (15), com o lançamento da segunda edição da AgroFormosa, feira do agro, que em breve se tornará uma das maiores do estado. O município é um dos maiores produtores de grãos do país, entretanto ainda se comportava como o primo pobre entre os grandes do agro. Mas agora, ao mirar o futuro e antecipando o lançamento em pouco mais de 6 meses, os diretores da Acrifor (Associação dos Criadores de Formosa do Rio Preto) pretendem visibilizar o potencial do maior município do Nordeste, trazendo grandes marcas e expositores, dado o grande sucesso da primeira edição da feira, realizada em julho deste ano.

Uma demanda da população e dos membros do setor produtivo de uma das cidades mais relevantes do cenário da produção agropecuária regional, a Agroformosa reuniu aproximadamente 50 expositores e 45 mil visitantes em junho deste ano, na primeira edição.
 

O evento de lançamento da edição de 2024, que aconteceu no auditório do Hotel Casarão, em Formosa do Rio Preto, contou com a presença de autoridades e representantes do setor, foi transmitido ao vivo para o todo o país e acompanhado por centenas de espectadores em um dos maiores canais dedicados ao agro. Cerca de 250 pessoas participaram do evento.

 “Todos os setores da economia de Formosa, ligados ou não ao agro, serão beneficiados com a realização e ampliação da feira. Esperamos que todas as expectativas sejam superadas em negócios, marcas, empresas e visitantes para esta próxima edição”,

Ainda conforme a diretoria da entidade, a área útil do evento será mais do que dobrada na próxima edição. “Teremos também incremento de um pavilhão coberto e mais áreas dedicadas a segmentos do comércio e prestação de serviços em geral”, conta Gomes.

A feira agrícola terá o tema “Solo fértil, agro forte” e deve contar com os mais diversos segmentos ligados ao agro, como insumos, máquinas agrícolas, irrigação, instituições financeiras, entre outros. Com infraestrutura ampliada para a próxima edição, os espaços estarão distribuídos em uma área de 66 mil m². A próxima edição acontecerá entre 26 e 29 de junho, no Paque de Vaquejada Major Leopoldo.

Para a safra 2023/2024, mais de 2,3 milhões de hectares de grãos estão sendo cultivados na região, evidenciando a importância socioeconômica da região. Para a diretoria da Acrifor, o evento é uma porta de entrada para garantir investimentos e impulsionar ainda mais o desenvolvimento de toda a região.

O município deve ganhar no próximo ano duas linhas de transmissão de energia e a construção de uma subestação. Os dados foram revelados em primeira mão pelo Portal do Cerrado, após o lançamento do Novo PAC em agosto. Em nota ao site, o Ministério de Minas e Energia destacou o envolvimento do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) na etapa de diagnóstico da potencialidade da região. (leia aqui)

Embora a plantação e a exportação de comodities sejam abundantes, o município ainda é carente de infraestrutura. Além da capacidade energética ainda insuficiente, é necessário melhorar as condições de telefonia, estradas para escoação da produção e saúde que atenda a demanda da população, além de uma questão crucial, que é a formação de mão-de-obra, ainda escassa no município.

Δdocument.getElementById("ak_js_1").setAttribute("value",(new Date()).getTime())Δdocument.getElementById("ak_js_2").setAttribute("value",(new Date()).getTime())Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados. © 2018 - Portal do Cerrado - Todos os Direitos Reservados


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »