11/01/2024 às 12h22min - Atualizada em 11/01/2024 às 12h22min

Polícia Militar realiza formatura de cerca de 350 novos policiais nesta quinta (11)

A solenidade acontecerá a partir das 19h, na Arena Verdão. Os novos policiais serão nomeados pelo governador Rafael Fonteles.

Redação

A Polícia Militar do Piauí - PMPI realizará, na próxima quinta-feira (11), a formatura de cerca de 350 alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSD), que reforçarão a segurança no Estado. A solenidade acontecerá a partir das 19h, na Arena Verdão. Os novos policiais serão nomeados pelo governador Rafael Fonteles.

De acordo com o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, o Governo do Estado tem investido intensamente na segurança pública, tanto em tecnologia, estrutura para as condições de trabalho das forças policiais, além de mudanças legislativas para a modernização organizacional da corporação, visando a ampliação e mais presença da polícia para combater o crime.

Nesse âmbito, o aumento do efetivo policial foi uma das prioridades. No ano passado, mais de 1.100 soldados foram formados, integrando hoje o policiamento em todo o Piauí. 

“Esses investimentos nas forças de segurança em relação ao reaparelhamento, sobretudo no quadro de pessoal, é fundamental. No ano de 2023, mais de 1.100 novos homens e mulheres foram formados e nomeados. E agora, no início de 2024, no qual se encerrou o curso em dezembro, que estava em estágio operacional, o senhor governador, o secretário de Segurança e o Comando-geral participam da grande solenidade dia 11, para formar e nomear, de imediato, cerca de 350 novos homens e mulheres para a segurança da corporação. Isso é muito importante, já que começamos o ano com um maior número de efetivo de homens e mulheres que vão se somar na Polícia Militar para prestar o seu compromisso honrado, que é servir e proteger a sociedade piauiense”, destaca.

Os novos policiais irão incrementar as unidades especializadas da Polícia Militar e o programa Patrulha Cidadã, lançado no fim do ano passado. O comandante-geral comemora o olhar atento do governo para a Segurança Pública.

“Isso irá incrementar todas as unidades da Polícia Militar, sobretudo as unidades especializadas e aquelas que foram criadas em 2023, que são os grandes comandos descentralizados, sobretudo no Batalhão Especializado de Policiamento do Interior, o Comando de Policiamento Aéreo, o Comando de Policiamento de Trânsito, no Comando Ambiental, enfim. Inclusive, na Patrulha Cidadã, uma ferramenta que estamos inovando aqui na capital e na planície litorânea. Então estamos muito felizes com esse olhar diferenciado e atento do governador e secretário com a parte da Segurança Pública”, completa Scheiwann Lopes. 

Segundo o coronel Sá Júnior, coordenador do Centro de Educação Profissional da Polícia Militar do Piauí (Cefap), foram mais de 5 meses de capacitação, mais de 40 disciplinas, 900 horas-aula, com ensinamentos durante o período noturno e até nos finais de semana, buscando o melhor processo ensino-aprendizagem possível.

“Tivemos o estágio supervisionado operacional, onde todos estes alunos foram empregados no policiamento ostensivo tanto na capital como no interior do estado, por ocasião da operação Boas Festa com Segurança, digna de muito sucesso. Estes novos formandos demonstraram primeiramente um sentimento de pertencimento com a instituição, aprendendo a amar a farda que vestem. Desta forma, conseguem, sem sombra de dúvidas, agregar todo o conhecimento adquirido durante a formação e consequentemente em suas atividades laborais”, destaca o coordenador.

O coronel agradeceu toda a equipe que faz o Cefap pela dedicação em formar mais uma turma. “Agradecer toda a equipe que faz o Cefap, tanto aos praças e aos oficiais, todos os docentes que deixam as suas atividades nas unidades para vir para a sala de aula contribuir com a formação desses profissionais. Me sinto lisonjeado em mais uma vez estar entregando uma nova turma de soldados para que a sociedade piauiense tenha a absoluta certeza de que tudo foi feito com muita dedicação e amor e o resultado vai ser o serviço de excelência prestado a toda a sociedade piauiense”, finaliza.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »