25/01/2024 às 14h45min - Atualizada em 25/01/2024 às 14h45min

No Piauí, número de estudantes com nota 980 na redação do Enem cresce 516%

O número de estudantes da Rede Estadual com nota 980 na redação do Enem passou de 6 em 2022, para 31 em 2023.

Redação

Durante a abertura da Semana Pedagógica da Secretaria do Estado da Educação (Seduc), nesta quarta-feira (24), o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, comemorou o avanço dos estudantes da Rede Estadual nas notas de redação do Enem 2023, em comparação a 2022.

De acordo com os microdados do Ministério da Educação, em 2022 seis alunos da rede pública do Piauí alcançaram 980 pontos na redação. Na edição de 2023, 31 estudantes conquistaram essa nota, um crescimento de 516% em relação ao ano passado. Já o número de alunos que fizeram 960 pontos em 2023 mais que dobrou em relação ao Enem 2022. O salto foi de 31 para 67 estudantes que obtiveram um excelente resultado.

“É um resultado que temos que comemorar porque é um dado que reflete o trabalho que está sendo realizado nas escolas, dentro do programa Acelera Seduc. Quintuplicamos a quantidade de notas 980 e dobramos a quantidade de notas 960 na Redação”, disse.

Washington Bandeira também falou sobre o resultado em Matemática dos alunos da Seduc no Enem 2023. “Tivemos muitas notas acima de 800 pontos, especialmente dos estudantes que participaram do projeto Seduc Olímpica, foram as melhores notas da história em Matemática. Temos que nos orgulhar dos nossos alunos e reconhecer o papel de cada profissional da educação, que desenvolve um trabalho intenso e de excelência ao longo de todo o processo de formação desses estudantes”, ressaltou Bandeira.

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado no dia 16 de janeiro, pelo Ministério da Educação. Por meio da nota do Enem, o aluno pode participar de três programas do Governo Federal para ingresso no ensino superior. As notas funcionam para admissão em universidades públicas, concessão de bolsas em instituições privadas ou financiamento de cursos em faculdades particulares.

SISU 

O Sistema de Seleção Unificada é o programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para universidades públicas. A partir de 2024, o programa passa a ter uma edição única por ano. As inscrições para o Sisu começaram na segunda-feira (22) e encerra nesta quinta-feira (25).

PROUNI 

 O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do MEC que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas. O período de inscrição para o programa será de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Governo Federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »